Diário da Região

04/01/2017 - 00h00min

PROCURA-SE UM LÍDER

Edinho sinaliza que quer um líder na Câmara de Rio Preto

PROCURA-SE UM LÍDER

Guilherme Baffi O secretário de Governo, Jair Moretti, que começou a conversar com vereadores, diz não ter pressa
O secretário de Governo, Jair Moretti, que começou a conversar com vereadores, diz não ter pressa

Com intenção de consolidar maioria na Câmara de Rio Preto, depois de ter saído vencedora ao eleger Jean Charles (PMDB) à presidência da Casa, a articulação política do prefeito Edinho Araújo (PMDB) agora está à caça de um líder para representar o governo entre os vereadores. A tarefa, nada fácil, mais uma vez está a cargo do secretário de Governo, Jair Moretti, que precisa escalar entre os mais próximos do governo o nome que tenha perfil para função, basicamente um que tenha poder de convencimento e bom trânsito entre os colegas.

Ele tem tido longas conversas com vereadores sobre o assunto. Um dos focos é “amansar” o grupo ligado ao ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB), formado por Paulo Pauléra (PP), Celso Peixão (PSB), Gerson Furquim (PP), José Carlos Marinho (PSB), entre outros. O Diário apurou que os nomes cotados para ser o líder de Edinho na Câmara são: Renato Pupo (PSD), Pedro Roberto (PRP), Jean Dornelas (PRB) e até o próprio Pauléra. “Vou ter líder, mas tenho de me reunir com o Jair (Moretti) para definir isso”, afirmou Edinho no dia da posse.

Pauléra tem repetido discurso de que não pretende “atrapalhar” o governo de Edinho. Mas se preterido, deve apresentar resistência a pelo menos um nome entre os cotado, o de Renato Pupo. Um dos principais aliados do governo, o vereador reeleito Renato Pupo, do mesmo partido do vice-prefeito Eleuses Paiva, é um dos nomes mais fortes para o cargo. No entanto, atritos entre ele e integrantes da base de Valdomiro durante a legislatura passada são um empecilho para Edinho optar pelo vereador. 

Além de Pauléra, o ex-presidente do Legislativo Fábio Marcondes (PR) é outro vereador que protagonizou ásperas discussões com Pupo, que fazia oposição ao governador anterior. Marcondes se reuniu com Moretti nesta terça-feira e pediu a nomeação de 28 guardas municipais ao secretário de Governo. Mas entre adversários de Pupo na legislatura passada, há quem aprove a ideia. “Acho que o líder do governo que deve ser o Pupo. Não vou trabalhar contra”, afirmou Celso Peixão, que fazia parte da tropa de choque de Valdomiro na Câmara. 

“Não tem oposição (a Edinho). Sem rejeição também se Pupo for nomeado para a função”, afirmou o vereador do PSB logo após deixar o gabinete de Moretti no 9º andar da Prefeitura nesta terça. Pedro Roberto, ele mesmo um dos cotados para a função, também vê em Pupo um bom nome para defender Edinho durante as sessões. O líder do governo é responsável, por exemplo, pela defesa dos projetos de lei apresentados pelo Executivo à Casa.

Jair Moretti tem afirmado que não há pressa para definir o líder. “Podemos ir acompanhando durante as sessões quem exerce uma liderança natural”, disse o secretário de Governo. As sessões só devem ser retomadas, salvo caso de reuniões extras, em fevereiro. Pupo abriu a porta para discutir o assunto com Edinho. Ele não acredita que vereadores que, em tese estão na oposição, terão força para influenciar em uma decisão de governo. “Isso seria demais”, disse o vereador do PSD.

Defesa

O presidente da Câmara, Jean Charles, é mais um a sair em defesa de Pupo, mas afirma que a decisão compete exclusivamente ao governo. “É uma outra Câmara, outro momento. Novos vereadores, nova composição. Pupo é uma pessoa inteligente, que estuda e é preocupada com as coisas da cidade. É um bom nome, mas não arriscaria dizer quem seria melhor ou pior. O governo que tem de encontrar quem tem o melhor perfil”, disse o novo presidente da Câmara. Pauléra e Jean Dornelas foram procurados, mas não foram localizados nesta terça-feira, 3, para falar sobre o assunto.

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso