Diário da Região

08/06/2016 - 00h00min

CUIDADO COM O AZARÃO!

Em meio a muitos problemas, Brasil tenta golear o Haiti

CUIDADO COM O AZARÃO!

Lucas Figueiredo / MoWA Press O atacante Lucas Moura, do Paris Saint-Germain, está cotado para ganhar a vaga de Jonas
O atacante Lucas Moura, do Paris Saint-Germain, está cotado para ganhar a vaga de Jonas

Dunga tem razão quando diz que jamais enfrentou tantos problemas ao disputar uma competição como treinador da Seleção Brasileira. Foram seis cortes, mudanças de locais de treino por más condições de gramado e até por um ataque que deixou dois mortos, semana passada em Los Angeles. Nada disso, porém, serve de atenuante para a equipe que nesta quarta-feira enfrenta o Haiti às 20h30 (de Brasília), pela Copa América. Ou vence, e bem, ou a desconfiança e a pressão podem aumentar de maneira dramática.

É lugar-comum no futebol dizer que, em determinadas situações, um time não tem alternativa senão vencer. É o caso exato desta noite no Camping Wordl, o novo nome do estádio de Orlando que ficou conhecido como Citrus Bowl e que tem gramado sintético, mas recebeu uma camada de grama de rolo. A fraqueza do adversário e as circunstâncias justificam a exigência não só da vitória, mas também que seja por boa margem de gols.

Após o empate entre Brasil e Equador (0 a 0) na estreia, a possibilidade de o primeiro lugar no Grupo B do torneio ser definido no saldo de gols é real. Pode mudar, claro, pois esta é a segunda de três rodadas. Mas no momento é real e para os brasileiros fazer muitos gols é a melhor solução, até porque Peru e Equador jogam mais tarde (às 23h de Brasília).

Apesar de tudo, Dunga preferiu ser comedido. “Tem de respeitar o adversário e buscar a vitória. O que vai acontecer durante a partida são outras coisas”, disse, nesta terça-feira, sem usar a palavra goleada. “Mas não mudou nada. O Brasil tem de jogar sempre para vencer.”

Vencer e golear, nesse caso específico. Até jogar futebol convincente não será item tão necessário esta noite, porque o nível do Haiti - time esforçado, que vai tentar mostrar que seu sistema defensivo é forte (e por vezes violento), e que corre muito - dificilmente permitirá que se tire conclusões sobre uma possível evolução da seleção. Mas fazer saldo será um indicador importante para a sequência no torneio.

Ainda mais quando o próprio técnico do adversário admite que vencer o Brasil não é algo que cogite nem em seus sonhos, como admitiu nesta terça-feira o francês Patrice Deveu. “Pode ser pretensioso dizer que podemos ganhar, mas temos chances de conseguir um bom resultado”, espera o treinador da equipe caribenha, deixando nas entrelinhas que “bom resultado”, no caso, é perder de pouco.

Ainda assim, na Seleção Brasileira ninguém quer cair na “armadilha” de falar em goleada. “Nessa fase, não devemos pensar em golear e sim em vencer para chegarmos vivos na última rodada (contra o Peru)”, disse depois do jogo com o Equador o centroavante Jonas. Ele, aliás, está com a vaga ameaçada por dois concorrentes que andam em alta com Dunga: Lucas Moura e Gabriel.

Ficha técnica:

Brasil

Alisson; Daniel Alves, Gil, Marquinhos (Miranda) e Filipe Luis; Casemiro, Elias, Renato Augusto, Willian e Phillipe Coutinho; Jonas (Lucas Moura); Técnico: Dunga.

Haiti

Placide; Goreau, Benevois, Jérôme e Jaggy; Lafrance, Hillaíre, Marcellin e Jean Louis; Guerrier e Belfort. Técnico: Patrice Neveu.

Árbitro: Mark Geiger (Estados Unidos). Local: estádio Camping World, em Orlando (EUA), nesta quarta-feira, às 20h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pela TV Globo e pelo canal por assinatura SporTV.

 

Dunga faz mistério sobre a escalação

Embora não tenha dado indícios claros de que vai alterar a equipe que iniciou o duelo contra o Equador, Dunga disse nesta terça-feira ser importante manter a base para, “dependendo do jogo ir fazendo algumas alterações”. Nesse caso os critérios são as condições físicas e técnica dos atletas e “principalmente as características dos adversários”.

Na zaga, embora Miranda tenha treinado nesta terça-feira, o mais provável é que Marquinhos permaneça. Ele foi bem contra o Equador e além disso o Haiti não exige sacrifício do capitão.

Peru x Equador

Depois de estrear na Copa América com uma vitória por 1 a 0 sobre o Haiti, o Peru tem a chance de conquistar a classificação antecipada às quartas de final nesta quarta-feira, a partir das 23 horas (de Brasília), contra o Equador, no estádio da Universidade de Phoenix.

Líder isolada do Grupo B, a seleção peruana tem três pontos, contra um de Equador e Brasil, que empataram por 0 a 0 no sábado. Terceiro colocado nas duas últimas edições da Copa América, na Argentina-2011 e Chile-2015, o Peru poderá, por sinal, se tornar o primeiro país a conquistar vaga de forma antecipada às quartas de final. Na estreia, derrotou o Haiti como um gol de Paolo Guerrero, do Flamengo. Ao projetar o confronto, o técnico Ricardo Gareca disse ter um “grande respeito pelo Equador”. 

Com Darlene,meninas perdem

A atacante rio-pretense Darlene foi titular da seleção feminina na derrota de 1 a 0 para o Canadá, em amistoso, na noite desta terça-feira, em Ottawa, no Canadá, na sua última chance para garantir um lugar no time do técnico Vadão Alvarez nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Ela perdeu a melhor chance do time aos 41 do 1º tempo, mas tocou sobre o gol.

Na etapa final, apareceu bem na criação de duas jogadas de ataque, mas a finalização brasileira falhou. Marta entrou aos 25 minutos. Bárbara fez duas boas defesas, deu lugar a Luciana, que defendeu o Rio Preto/Smel no Brasileirão, nos acréscimos, após sentir a perna esquerda. Becke, aos 49 minutos, fez o gol da vitória canadense por 1 a 0.

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso