Diário da Região

12/07/2017 - 00h00min

AMÉRICA

Italiano e advogado alegam que lista de sócios aptos ao voto desapareceu

AMÉRICA

Johnny Torres 1/6/2017 Italiano diz que, com o sumiço da lista, eleição deverá ser adiada para dezembro
Italiano diz que, com o sumiço da lista, eleição deverá ser adiada para dezembro

A briga pelo poder no América está próximo de virar caso de polícia. A um mês da eleição para nova chapa, composta por 100 conselheiros e 30 suplentes e que, consequentemente, irá eleger toda a diretoria, o presidente do clube, Luiz Donizete Prieto, o Italiano, disse, nesta terça-feira, 11, que a relação dos sócios habilitados para votação desapareceu. Italiano e o advogado Renato Custódio da Silva prometem registrar boletim de ocorrência nesta quarta-feira e, em seguida, enviarão ofício ao atual presidente do Conselho Deliberativo, João Eurides Rodrigues, solicitando o adiamento da eleição. “Vamos prorrogar para dezembro, é melhor porque o campeonato terá finalizado e não vão tumultuar o futebol”, garantiu Italiano.

Se conseguir, Italiano deverá ficar até o final deste ano à frente do América. No entanto, é o conselho, órgão soberano, quem irá decidir o futuro do Rubro. De acordo com o estatuto do América, os cerca de 90 conselheiros vitalícios e aproximadamente 900 sócios remidos, além de sócios contribuintes em dia, têm direito a voto na eleição da nova chapa do Conselho Deliberativo.

Ontem, João Rodrigues não atendeu aos telefonemas da reportagem. No último dia 27, ele havia prometido, em entrevista ao Diário, que faria levantamento até o dia 15 deste mês e apresentaria a listagem dos sócios aptos a participarem do pleito. Um trabalho árduo - o clube não mantém uma secretaria em funcionamento. Já o advogado de Italiano, Custódio, diz que, com o tal sumiço, é impossível apontar qualquer data para eleição. “Não deverá existir eleição enquanto não soubermos quem são os sócios aptos ao voto - eles elegem o Conselho, que elege a diretoria. Vamos registrar o boletim de ocorrência, o próximo passo é que o Conselho deve convocar uma assembleia extraordinária dentro de dez dias para levar o caso ao conhecimento de todos os conselheiros. E, então, o Conselho terá uma solução, se irá proceder o recadastramento ou não. Outra situação é que a polícia terá um prazo para apurar o sumiço dessa documentação”, disse Custódio. “O correto seria fazer o recadastramento, digitalizando todas as fichas, porque no papel, além de arcaico, é fácil de adulteração. O trabalho poderá ser nos moldes do recadastramento dos proprietários de cadeiras cativas e camarotes (o clube contratou empresa para fazer esse cadastro).”

A conduta de Italiano, que diz ter chapa pronta para o pleito, a “Sempre América”, tem sido questionada pelo grupo América Sempre Forte - que, após romper com Italiano, lançou a chapa denominada “Novo América”.

Ontem, ao garantir que a lista de sócios sumiu do Teixeirão, Italiano inclusive citou o nome de Marcos Vilela, membro do grupo América Sempre Forte. “Ultimamente, foi feito uma limpeza geral, pelo Vilela, no Teixeirão e inclusive na sala da administração. O Vilela organizou todos os arquivos”, disse Italiano.

Vilela rebateu o presidente. Ele garantiu que a tal lista está armazenada no Teixeirão. “As fichas estavam e deverão estar todas na sede do clube. O Italiano sabe disso, inclusive a mesma lista já foi divulgada até pelas redes sociais”, disse Vilela, que diz ter uma cópia, sem mostrar. “O correto é não adiar a eleição.”

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso