Diário da Região

15/06/2017 - 00h00min

Seminário

País pode ser campeão da segurança alimentar

Seminário

Johnny Torres O público lotou a sala onde foi realizado nesta quarta-feira o seminário “Agronegócio, Sustentabilidade e Meio Ambiente”
O público lotou a sala onde foi realizado nesta quarta-feira o seminário “Agronegócio, Sustentabilidade e Meio Ambiente”

"Estamos prestes a transformar o Brasil em campeão mundial da segurança alimentar e, portanto, em campeão da paz." A declaração é do produtor e ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento entre 2003 e 2006, Roberto Rodrigues, que participou nesta quarta-feira, 14, do seminário "Agronegócio, Sustentabilidade e Meio Ambiente" e que contou com a presença de cerca a de 230 pessoas entre produtores, empresários, autoridades e representantes da comunidade regional. O evento foi promovido pelo Grupo Diário da Região e Shopping Iguatemi.

Rodrigues afirmou que o mundo precisa que o Brasil aumente sua produção de alimentos em 40% nos próximos 10 anos para atender a demanda gerada pelo aumento previsto da população na próxima década, que exigirá 20% mais alimentos. Isso porque o País conta com áreas agricultáveis, gente em número suficiente e qualificada para a produção e tecnologia. Apesar de o Brasil ter condições para cumprir esta meta, ele não acredita que isso acontecerá. "Isso porque infelizmente o Brasil não tem estratégia. A última vez que o Brasil teve estratégia para a agricultura foi no governo de Ernesto Geisel. A agricultura é sempre um setor secundário", lamenta.

O agroempresário Antônio Cabrera Mano Filho, que foi ministro da Agricultura e Reforma Agrária entre 1990 e 1992, defendeu a redução da presença do Estado na economia e a adoção de política que facilitem à livre iniciativa investir na geração de alimentos, energia e em outras áreas. "O Estado é muito grande. Precisamos reduzir o Estado em todos os setores. Isso precisa ser discutido e debatido, por isso a importância de eventos assim", disse ele.

O procurador-seccional da Fazenda Nacional em Rio Preto, Luís Carlos Silva de Moraes, que participou a elaboração do Código Florestal como assessor aos relatores na Câmara de Deputados e no Senado, disse que é preciso compreender que sustentabilidade é uma escolha e que implica em custos para a sociedade. "O problema é que todo mundo fala em sustentabilidade, mas ninguém chegou para a população e disse que é ela que vai pagar a conta. É preciso avançar nessas questões, porém aos poucos", afirmou. O cuidado com a captação da água, seu uso e tratamento nos meios urbanos é essencial para que o produtor tenha à disposição este insumo em quantidade e qualidade necessários para o desempenho da produção agropecuária. 

"A cada 100 litros de água potável que retiramos do meio ambiente, 72% são utilizados na agricultura, cerca de 11% são para a pecuária, 9% para abastecimento humano e 1% para abastecimento das áreas rurais. Quando utiliza a água para irrigar, ela pega a água do meio ambiente e a devolve da mesma forma. Ela vai infiltrar no terreno. O rebanho precisa de água. Mas a cidade busca 9% e a polui, se não tiver responsabilidade ambiental." O diretor do Grupo Diário, Fabiano Buzzini, lembrou que o PIB agropecuário da região de Rio Preto, que compreende 31 municípios, representa 4% do PIB total, que atingiu R$ 1,01 bilhão, segundo dados do IBGE em 2014. "Quando analisamos o entorno de Rio Preto, esta participação sobe para 11%", comentou.

Futuro da região

Para Fabiano Buzzini, o seminário está ligado à preocupação do Diário com o futuro da região. "Temos convicção que nosso papel vai além da veiculação diária de informações em nossas páginas e site, pois é pelo debate democrático e aberto que traremos soluções para os problemas enfrentados pelo setor do agronegócio regional." O prefeito Edinho Araújo parabenizou o Grupo Diário pela realização deste seminário. "Vivemos um momento importante da vida política e econômica do País e o setor da agropecuária tem correspondido, disse, lembrando que pela ferrovia que atravessa Rio Preto passam 10% da soja e do milho que são exportados.

"É muito pertinente trazer à tona uma discussão a respeito desses três temas, sobretudo, neste momento em que o Ministério das Minas e Energia deu mais um importante passo no projeto do RenovaBio, Programa do governo federal para expansão dos biocombustíveis até 2030, cujas diretrizes estratégicas foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) na semana passada", comentou o diretor da Região Brasil da Tereos, Jacyr Costa Filho.

"Este é o caminho para cumprir com os compromissos do Acordo de Paris, criando condições para aumentar a participação do etanol e do biodiesel na matriz energética brasileira, até 2030, dos atuais 6% para 18%." O seminário "Agronegócio, Sustentabilidade e Meio Ambiente" foi o terceiro evento do tipo realizado pelo Grupo Diário da Região e Shopping Iguatemi Rio Preto, com patrocínio de Tereos, Claro, Rio Preto Petróleo e Unimed e com parceria de Semae, Água Levity, Triunfo Transbrasiliana, Cinépolis, Engenho Dom Tapparo e Cervejaria Trieste.

Foi a primeira vez que o Grupo Diário transmitiu um seminário ao vivo pela sua página no Facebook, onde registrou 10,7 mil visualizações até as 18 horas desta quarta-feira, 14, bem como pelo portal Diário. Outros eventos deste tipo estão programados até o fim do ano. O evento fez parte de uma série de projetos especiais desenvolvido pelo Departamento Comercial do Grupo desde o ano passado e que oferece a seus leitores e parceiros produtos diferenciados de alta qualidade, com formatos e plataformas variados, capazes de transmitir informações e de interesse do público.

Veja abaixo os vídeos do seminário e uma galeria de fotos do evento

PARTE 1

PARTE 2

PARTE 3

PARTE 4

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso