Diário da Região

10/02/2017 - 00h00min

Economize

Inflação nos supermercado fechou em 7,93% no ano passado

Economize

Isabela Menezes A dona de casa Márcia Faustine sempre aproveita as promoções dos supermercados
A dona de casa Márcia Faustine sempre aproveita as promoções dos supermercados

A inflação nos supermercados fechou o ano passado em alta de 7,93% de acordo com o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), indicador calculado pela Apas/Fipe. O índice, que foi menor que o de 2015 (11,33%), pesquisa mensalmente 225 itens em seis categorias nos supermercados.

Os preços dos produtos industrializados fecharam o ano passado com alta de 11,61%, impactados principalmente pela elevação do preço do leite, que se refletiu em aumento nos preços dos derivados do leite (17,55%). Já os produtos in natura caíram 5,61%, com destaque para a redução dos legumes (-24,49%), diante da redução nos preços de tomate (-26,86%), pimentão (20,65%), cenoura (2,75%) e da redução nos preços de tubérculos (-28,12%). Os preços das carnes, leite e cereais (semielaborados) registraram alta de 6% em 2016. 

Já os preços das bebidas alcoólicas apresentaram alta em 2016, com variação de 7,91%, reflexo da elevação no preço da vinho (23,99%). As bebidas não alcoólicas registram alta de 10,93%. Os preços dos produtos de limpeza apresentaram alta de 10,23% e os artigos de higiene e beleza apontaram alta de 7,70%. Para este ano, a perspectiva da Associação Paulista de Supermercados (Apas), é de elevação mais moderada nos preços quando comparados a 2016. Diante disso, a inflação em 12 meses deve se manter em torno de 6% a 7%.

Pesquisa

Veja na pesquisa publicada nesta sexta-feira veja os preços de 110 produtos pesquisados em 15 supermercados de Rio Preto. Na tabela desta página veja sugestões de chocolates especiais coletados em alguns dos supermercados que fazem parte do levantamento. A dona de casa Márcia Faustine diz que “vive” nos supermercados. 

Com esse hábito, percebeu que não existe um supermercado mais barato que o outro e que o correto é aproveitar os dias de promoção de cada estabelecimento. “Sempre que vou fazer alguma coisa no comércio procuro ir ao supermercado mais próximo de casa para ver se tem alguma promoção. Com isso, acabo não fazendo uma compra grande do mês, o que me permite gastar bem menos nas despesas”.

Clique AQUI para ver a tabela de preços:

Clique AQUI para ver a tabela de preços dos chocolates:

Taxas de juros em queda

As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em janeiro de 2017, a segunda redução consecutiva e a terceira em dois anos. A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma redução de 0,04 ponto percentual no mês, passando de 8,16% ao mês em dezembro para 8,12% ao mês em janeiro de 2017. Essa é a menor taxa de juros desde julho de 2016. Das seis linhas de crédito pesquisadas, três tiveram suas taxas de juros reduzidas no mês (juros do comércio, cartão de crédito-rotativo e cheque especial) e três tiveram suas taxas de juros elevadas no mês (CDC-bancos-financiamento de veículos, empréstimo pessoal-bancos e empréstimo pessoal financeiras).

Para o diretor executivo de estudos e pesquisas da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira, este resultado pode ser atribuído à redução da taxa básica de juros (Selic) promovida pelo Banco Central em janeiro e ainda à expectativa de novas reduções da Selic frente à redução da inflação. A recomendação da entidade é que, apesar da redução, o consumidor continue atento às taxas. Além disso, é preciso evitar entrar no rotativo do cartão de crédito e do cheque especial, que possuem as maiores taxas de juros do mercado. Quando for contratar um financiamento, pesquise a taxa de juros e os demais acréscimos que estão incluídos na operação.

Liquidação em shoppings de Rio Preto neste mês

Quem está em busca de liquidações tem duas oportunidades em Rio Preto nos próximos três dias. O Shopping Cidade Norte e o Riopreto Shopping fazem promoção nos dias 10, 11 e 12, ou seja, de hoje até domingo. No Riopreto Shopping, o anúncio é de que os descontos cheguem a 80% durante a liquidação Imperdíveis envolvendo artigos de moda, informática, brinquedos, calçados e acessórios, entre outros. No Cidade Norte, a Liquidação Cidade Louca prevê descontos de até 70% em itens para troca de estação e incluem lojas de decoração, eletroeletrônicos, moda, entre outros.

Já entre os dias 20 e 25 de fevereiro, o Praça Shopping promove o Economix, evento que também promete descontos de até 80% em diversos artigos do centro de compras. As 76 lojas do shopping aderiram à promoção. O Procon alerta que o consumidor deve evitar fazer as compras de forma apressada. Os produtos devem ser avaliados e escolhidos com cuidado. Também é importante verificar o estado do produto, seu funcionamento e se o conteúdo confere com os dados apontados na embalagem. Muitas lojas não fazem trocas de produtos em promoção, por isso vale atenção redobrada antes de fechar a compra.

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso