Diário da Região

20/04/2015 - 11h12min

Fotografia

Exposição retrata povos de diferentes culturas

Fotografia

Renan Rosa Imagem que integra a exposição 'O Olhar do Minotauro', em cartaz no Sesi (Foto: Renan Rosa)
Imagem que integra a exposição 'O Olhar do Minotauro', em cartaz no Sesi (Foto: Renan Rosa)
O Sesi Rio Preto sedia a exposição “O Olhar do Minotauro”, que reúne imagens do fotógrafo Renan Rosa. A exposição pode ser conferida até o dia 10 de maio. O acervo revela a visão de mundo do fotógrafo, o qual propõe, através de seus registros, a compreensão da diversidade cultural e reflexões sobre a consciência social. 
 
Em 24 imagens, Rosa compõe um museu imaginário e possibilita ao espectador ler uma imagem, sem conhecer seu contexto, e elaborar uma história – além do tempo cronológico e das condições de criação – em um processo lúdico e construtivo. O fotógrafo traduz em linhas e contornos um olhar que explora a realidade em sua forma mais pura e legítima, rejeitando qualquer ilusão para mascarar imperfeições.
 
O diferencial é o modo como as cenas são retratadas. As formas e corpos, ora em contraste, ora em harmonia, revelam um artista aberto para o mundo e sem preconceitos. Assim como um minotauro, figura da mitologia grega, meio homem, meio touro, ser de uma raça imaginária, Rosa coloca-se em uma posição imparcial, mas sem perder seu carácter humano de observação dos fatos. 
 
Exposição Olhar do Minotauro Fotógrafo viajou o mundo registrando povos de diferentes culturas (Foto: Renan Rosa)
O fotógrafo 
Renan Rosa é fotógrafo profissional, graduado pela Escola Panamericana de Artes de São Paulo em 2005. Durante 12 anos, e de forma autônoma, percorreu mais de 50 países, buscando retratar a singularidade de diferentes culturas, tradições e costumes que integram um mosaico humano. Ele intercala essas influências estrangeiras às raízes miscigenadas brasileiras. 
 
Atualmente, é colaborador de agências fotográficas no exterior e, desde 2010, numa parceria com a curadora Aline Stürmer, produz materiais editoriais, exposições e ensaios fotográficos ao redor do mundo. 
 
SERVIÇO
Exposição “O Olhar do Minotauro”. Até 10 de maio, no Sesi Rio Preto (Av. Duque de Caxias, 4656). De segunda a sábado, das 9h às 20h. Gratuito. Informações: (17) 3224-6611

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso