Diário da Região

10/06/2015 - 00h00min

Luto

Retalhos da vida de um campeiro

Luto

GUILHERME BAFFI Antonio Azeredo Pontes
Antonio Azeredo Pontes

Ele nasceu no sertão, em Arraial dos Patos, futuramente Paulo de Faria. Durante a vida inteira, foi do sertão, fiel às suas raízes, agropecuarista bem-sucedido, semeando palavras também. Antonio Azeredo Pontes foi enterrado ontem no Cemitério da Ressurreição, Vila Ercília. Morreu no dia 8, segunda-feira, às 23h30, na Casa de Saúde Santa Helena, por insuficiência de múltiplos órgãos. Tinha 91 anos, e em abril passado comemorou 70 anos de casamento com dona Brasilina.

Deixou duas filhas, Nilda e Maria Tercília, esta atual diretoria do Ibilce/Unesp. Era integrante do Instituto Geográfico, Genealógico e Histórico de Rio Preto (IHGG). Em 2012, lançou o livro ‘Retalhos da vida de campeiro’, com deliciosas narrativas da roça.

Sobre ele escreveu Jocelino Soares, da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura. “O sonho do jovem moço era tornar-se boiadeiro. Em companhia do pai e de tios, viajou muitos anos levando boiada para diversas regiões, inclusive para o frigorífico Anglo, em Barretos. A aventura durava 5 marchas para ir e 2 para voltar. Lembrando que uma marcha equivale a 1 dia de viagem.” A filha Maria Tercília, em resenha do livro do pai, escreveu:

“Foi o filho mais velho de 11 irmãos. As responsabilidades começaram cedo: aos seis anos, com pequenas tarefas caseiras para ajudar a mãe e, posteriormente, ainda muito jovem, acompanhando as comitivas de transporte de gado, cuidando dos animais feridos ou desnutridos. Sua juventude foi pautada pelo trabalho duro de peão; na vida adulta, continuou trabalhando e aplicando os seus conhecimentos na criação do gado e na agricultura.” A obra de Azeredo é uma contribuição ao estudo do folclore e dos hábitos do sertanejo, segundo a filha.

 

QUEM FOI:

  • Nascimento: Paulo de Faria
  • Data: 27/9/1923
  • Morte: Rio Preto
  • Data: 8/6/2015
  • Filho de: José e Luzia
  • Casado com: Brasilina
  • Pai de: Nilda e M. Tercília
  • Atividades: agropecuarista e escritor

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso