Diário da Região

09/07/2017 - 00h00min

TEATRO

Grupo faz investigação do racismo

TEATRO

Annelize Tozetto/Divulgaçã Marcio Abreu, da companhia brasileira de teatro
Marcio Abreu, da companhia brasileira de teatro

A companhia brasileira de teatro (escrito com letras minúsculas mesmo), um dos principais grupos de teatro do Brasil, desembarca em Rio Preto para apresentar o PROJETO bRASIL (escrito com o b minúsculo e as demais letras maiúsculas), uma obra autoral em que a companhia reverbera o momento político de um país historicamente sustentado por desigualdades. A peça será encenada nesta segunda, 10, e terça-feira, 11, às 21h30, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, com ingressos esgotados.

Fundado pelo dramaturgo e diretor Marcio Abreu em Curitiba, o grupo é conhecido por explorar novas formas de escrita para a criação contemporânea. O PROJETO bRASIL nasceu em 2015, após uma excursão feita pela companhia por várias cidades, entre 2013 e 2014. Desta expedição, o grupo absorveu todo compartilhamento, pesquisa teórica e de campo, troca de informação e reflexão artística para criar uma produção que aborda temas como política, desigualdade e sociedade atual.

Arquitetado em 16 atos, com performances independentes, o projeto desvia-se dos clichês da brasilidade e revela um acontecimento cênico atravessado por imagens violentas e poéticas.

E não para por aí. O grupo também vai apresentar o Projeto PRETO, um desdobramento da pesquisa do PROJETO bRASIL. A ideia é promover uma investigação sobre racismo e negação das diferenças a partir da vivência brasileira e em perspectiva com o mundo. O projeto inspira-se em obras de abolicionistas brasileiros e no livro A Crítica da Razão Negra, do sul-africano Achille Mbembe, marco contemporâneo no pensamento sobre o racismo.

 

Grace Passô - 08072017 Grace Passô, fundadora do Espanca!, têm suas histórias ligadas ao festival

A produção vai envolver uma residência artística pelo Brasil, que começará no FIT e depois seguirá para outras cidades. Neste domingo, 9, das 10 às 14h, no Centro Cultural Vasco, ocorre a oficina Elementos Dramatúrgicos. Na atividade, os participantes serão apresentados pelo diretor Marcio Abreu e pela dramaturga e atriz mineira Grace Passô - ambos com história ligada ao FIT - a referenciais teóricos e estéticos que constituem a montagem de PRETO.

Depois, está agendada uma aula aberta com a poeta, ensaísta e dramaturga Leda Maria Martins. Importante pesquisadora das correlações entre os estudos da performance, o teatro contemporâneo e a cultura afro-brasileira, a poeta, ensaísta e dramaturga abordará questões relativas à história e à atualidade do teatro negro no Brasil. A atividade será na quarta-feira, 12, das 10h às 13h, no Vasco.

Na quinta-feira, 13, às 18h, também no Vasco, está agendado um ensaio aberto, que marcará a abertura do processo. O grupo vai apresentar esboços de cenas, em fase de experimentação, e trechos de textos elaborados nesta etapa inicial da criação do espetáculo. A atividade será seguida por um encontro com os artistas do grupo, sob a mediação de Aline Vila Real, integrante do grupo Espanca!.

PRETO tem dramaturgia de Grace Passô e Marcio Abreu, que assina a direção. O elenco é formado por Renata Sorrah, Felipe Soares, Grace Passô, Nadja Naira, Rodrigo Bolzan e Cássia Damasceno. “Ao abrir espaço para o público ver como é um projeto de criação, o grupo mostra sua força dentro da cena contemporânea e instiga outros artistas a fazer o mesmo. Todos ganham”, diz Adriana Souza, uma das curadoras do festival.

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso