Diário da Região

13/01/2017 - 00h00min

TEATRO

Comédia popular é destaque no Janeiro da Comédia 2017

TEATRO

Divulgação Circo do Só Eu, com Ésio Magalhães, do Barracão Teatro e Os Mequetrefe (foto), do grupo Parlapatões, Patifes e Paspalhões, respectivamente abrem e fecham a programação deste ano do Janeiro da Comédia. Sem tempo, Secretaria convidou os grupos
Circo do Só Eu, com Ésio Magalhães, do Barracão Teatro e Os Mequetrefe (foto), do grupo Parlapatões, Patifes e Paspalhões, respectivamente abrem e fecham a programação deste ano do Janeiro da Comédia. Sem tempo, Secretaria convidou os grupos

Uma homenagem à comédia popular. Essa é a proposta da edição 2017 do festival Janeiro Brasileiro da Comédia (JBC), cuja programação foi divulgada nesta quinta-feira, 12, pela Secretaria de Cultura de Rio Preto. Este ano, como estava previsto, o festival virá mais enxuto, com apenas cinco dias em vez de dez, e um espetáculo por dia. Circo do Só Eu, da companhia Barracão Teatro, de Campinas, abre o festival na quinta-feira, 26, às 19h. 

Na sexta-feira, 27, é a vez da Cia. Arteiros das Águas, de Ibirá, subir ao palco na arena da Praça Cacilda Becker, ao lado do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, com o espetáculo Mazzaropi - Um Certo Sonhador. No dia 28, sábado, o grupo Mamulengo da Folia, de São Paulo, apresenta a peça Folia no Terreiro de Seu Mané Pacaru, enquanto o grupo rio-pretense Vírus da Arte é o responsável pela apresentação do domingo, 29, com o Auto da Compadecida. Já o grupo Parlapatões, Patifes e Paspalhões, também de São Paulo, fecha a programação com Os Mequetrefe.

“A seleção foi feita levando em conta, primeiramente, o fato de esses espetáculos trabalharem com a linguagem popular da comédia. Esses cinco têm o que queremos, que é um diálogo direto com a arena externa onde serão apresentados, o que, de certa forma, é uma retomada do nascedouro da comédia”, afirma o assessor da Secretaria de Cultura de Rio Preto, Jorge Vermelho. Todos os grupos selecionados para se apresentarem durante essa edição do Janeiro Brasileiro da Comédia são coletivos, diz Jorge.

 

Circo do Só Eu - 13012017 Circo do Só Eu, do Barracão Teatro

“São grupos de pesquisa, todos com um trabalho continuado. Não é uma produtora que monta um espetáculo.” A programação do JBC ainda contará com duas oficinas voltadas para a arte dos palhaços. Uma delas, chamada Iniciação ao Clown, será realizada na quinta e na sexta-feira, das 14h às 18h, com o rio-pretense Linaldo Telles, da Cia. Policarpo de Teatro. A segunda, intitulada O Cômico, será ministrada por Fernando Sampaio, da companhia LaMínima Teatro e Circo, de São Paulo, de sábado a domingo, das 14h às 18h.

As oficinas serão na Casa de Cultura Dinorath do Valle. São 20 vagas cada e as inscrições gratuitas começam no dia 20. “A seleção durante as inscrições já vai determinar quem fará qual oficina. A do Linaldo será para quem está começando. Já a do Fernando é para quem já possui alguma experiência”, explica Jorge.

Com o festival encaminhado, o secretário da Cultura, Pedro Ganga, afirma que está muito contente com o resultado e que espera que o público também goste. “Não poderia deixar de fazer o Janeiro Brasileiro da Comédia, mas também não tinha tempo para fazer no formato em que ele foi concebido. Claro que eu gostaria de fazer com os dez dias, mas era inviável. Para fazer os dez dias, o festival teria que começar no dia 20, então teríamos menos tempo para a produção e teríamos um orçamento muito maior.” Ganga promete retomar o formato para o próximo ano.

Serviço

  • Janeiro Brasileiro da Comédia, de 26 a 30 de janeiro, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. Sessões às 19h. Ingressos distribuídos com 1h de antecedência ao espetáculo

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso