Diário da Região

22/06/2017 - 00h00min

THE OLD ROAD

Bluesman baiano toca hoje no Sesc

THE OLD ROAD

Divulgação Set list da apresentação em Rio Preto é composta pelas oito canções do CD The Old Road e por faixas de dois discos anteriores - Special Moment, de 2001, e Blues à La Carte (2005)
Set list da apresentação em Rio Preto é composta pelas oito canções do CD The Old Road e por faixas de dois discos anteriores - Special Moment, de 2001, e Blues à La Carte (2005)

A Bahia não é terra apenas do axé. Também tem muito blues. Quem garante é o guitarrista Álvaro Assmar, conhecido como precursor e mestre do gênero no Estado. Aos 59 anos, Assmar faz show por todo Brasil, apresenta um programa de rádio especializado em blues e ainda assume o papel de produtor musical no estúdio Star Blues, em Salvador.

Com três décadas de carreira, o bluesman baiano é um arquivo vivo. Além de saber tudo sobre o gênero na Bahia, ele conhece tudo que o que envolve o estilo musical no País. No programa Educadora Blues, que vai ao ar todas as quartas-feiras, às 21h, na Rádio Educadora FM (107,5 Mhz), ele apresenta lançamentos de artistas tupiniquins. É possível ouvir o programa pela internet, por meio do link www.irdeb.ba.gov.br/educadoraonline.

Agora, ele desembarca em Rio Preto pela primeira com vontade de compartilhar toda a sua bagagem cultural. Assmar comanda um show de blues autoral nesta quinta-feira, 22, a partir das 21h30, no Sesc. Válido pelo projeto Sonora, o show terá ainda participação especial de Eric Assmar, filho do bluesman, na guitarra e voz, e dos músicos Octavio Americo (baixo) e Adriano Lima (bateria).

O show é denominado The Old Road, título do último e sexto CD do músico. O show contará com um repertório inteiramente autoral. A set list é composta por oito canções do último álbum e por canções dos CDs anteriores, Special Moment (2001) e Blues à La Carte (2005).

Álvaro Assmar conta que se tornou músico ainda criança. Aos seis anos, assistiu a uma apresentação dos Beatles na televisão. Em paralelo, a Jovem Guarda vivia seu melhor momento. “Inspirado por eles e mesmo tão pequeno eu já sabia qual seria minha profissão no futuro.” Com menos de 10 anos que ele aprendeu a tocar violão. “Era minha vocação.”

Na sequência, participou de festivais e teve sua primeira banda com 17 anos. Na época, ele já era influenciado por Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple e Pink Floyd. “No final, me transformei num músico de ouvido. Sou um artista analfabeto. No entanto, tenho seis CDs e dois DVDS. Minha formação é engenheiro civil, mas nunca atuei profissionalmente.”

Para ele, fazer o programa de rádio é uma forma de divulgar o blues. “Tenho um trabalho árduo que tem o objetivo de impulsionar a cena do blues no Brasil. É tudo por amor à arte. O programa de blues é o que há mais tempo está no ar. Não há notícia de outro há tanto tempo divulgando blues, e na Bahia. É algo meio que improvável, mas que deu certo. No meu Facebook, eu publico os conteúdos dos programas e capas dos álbuns. Meu foco é divulgar um conteúdo da cena atual. Até hoje, neste ano, foram 140 novos discos”, revela.

Assmar conta que completará 60 anos em 2018 com muitas comemorações. Uma delas é o lançamento de sua biografia. Assmar é visto como pioneiro na prática do blues baiano pela fundação do grupo Blues Anônimo, abrindo um novo leque de opções musicais. Ele ficou no grupo até 1993, quando partiu em carreira solo, e lançou em 1995 o CD Standards.

Enquanto não começa a comemoração pelas seis décadas de vida, ele celebra a turnê com shows fora do seu Estado natal. “É muito bom levar minha música a lugares onde nunca fui. Estou com uma expectativa muito grande, animado”, revela Assmar, que está na fase de produção do sétimo disco, Family & Friends, que terá participações do irmão Adelmo Assmar, baixista, do filho Eric Assmar e de amigos músicos.

Serviço

  • The Old Road, de Álvaro Assmar. Show nesta quinta-feira, 22, às 21h30, no Sesc. Gratuito. Informações: (17) 3216-9300

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso