Diário da Região

08/06/2016 - 10h12min

NAMORADEIRA

Artesã de Rio Preto ministra oficina no Ceará

NAMORADEIRA

Lívia Moretto/Divulgação Cris Duarte entre as Namoradeiras: artesã fará exposição de peças no Shopping Cidade Norte
Cris Duarte entre as Namoradeiras: artesã fará exposição de peças no Shopping Cidade Norte

Uma paulista do interior vai viajar para o Ceará, neste mês, para ensinar técnicas de pintura da Namoradeira, uma das peças mais emblemáticas do artesanato brasileiro, muito comum na região nordestina. Trata-se da artesã Cristina Duarte, de Rio Preto, que há alguns anos tem se dedicado a ministrar oficinas para crianças e idosos sobre diferentes tipos de artesanato.

O curso no Ceará será realizado entre os dias 20 e 22 deste mês, na unidade do Sesc Fortaleza. Será a primeira vez que a artesã rio-pretense vai ministrar uma oficina de artesanato fora do Estado de São Paulo. Na região, Cristina já deu aulas nas cidades de Presidente Prudente, Catanduva e Rio Preto.

Peça originária de Minas Gerais, a Namoradeira, que retrata uma simpática moça a contemplar a vista da janela, é um artesanato que conquistou grande aceitação no Nordeste. "É a peça que melhor representa a cultura do artesanato brasileiro", opina Cristina.

Na oficina no Sesc Fortaleza, que já está com as vagas esgotadas, a artesã ensinará diferentes técnicas de preparo e de pintura de uma peça em gesso. "Os participantes vão aprender técnicas como decupagem, selagem, pintura e acabamento", explica.

Para a artesã, ministrar um curso no Nordeste, onde a Namoradeira é tão comum, é uma grande honra enquanto paulista. "Sou de família nordestina. Meu pai nasceu no Ceará, e essa cultura sempre me encantou. Será um momento único em minha trajetória como artesã."

Cristina ingressou no universo do artesanato apenas com o propósito de desenvolver alguma habilidade manual. Fez uma série de cursos, até ser convidada para ministrar uma oficina de mosaico no Sesc Presidente Prudente. "Fiquei apaixonada pela experiência de ensinar e não parei mais", diz.

Depois que voltar do Ceará, a artesã de Rio Preto realizará uma exposição no Shopping Cidade Norte com diferentes tipos de Namoradeiras.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso