Diário da Região

04/10/2017 - 00h00min

MORTE E SÍMBOLO

Suicídio na adolescência é um dos temas de seminário na Unip

MORTE E SÍMBOLO

Divulgação Para psicóloga da USP, série da Netflix mobilizou discussões na sociedade
Para psicóloga da USP, série da Netflix mobilizou discussões na sociedade

Professora associada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Laboratório de Estudos sobre a Morte, a psicóloga Maria Júlia Kovács é uma das convidadas do seminário Morte e Símbolo: Um Caminho Pelo Luto, a Angústia e a Cura, que será realizado neste sábado, 7, na Unip Rio Preto.

Autora de vários livros sobre o assunto, ela falará sobre o suicídio na adolescência e comandará uma mesa redonda sobre o processo de luto nas fases do desenvolvimento. A problemática do suicídio entre adolescentes ganhou a mídia nos últimos meses com casos como o jogo virtual Baleia Azul e a série da Netflix Thirteen Reasons Why.

E, segundo Maria Júlia, isso aumentou de forma significativa as consultas ao Centro de Valorização da Vida (CVV), além de estimular pais e professores a conversarem mais com seus filhos e alunos, observando mudanças de comportamento, isolamento, queda do rendimento escolar e depressão.

“Suicídios nos trazem mais questões do que respostas. Mais do que calar, é preciso refletir e discutir o tema com os jovens, e eles poderão nos orientar nessa difícil tarefa em casa e na escola”, destaca.

O evento

Voltado a profissionais e estudantes da área de psicologia, o seminário Morte e Símbolo: Um Caminho pelo Luto, a Angústia e a Cura também contará com a analista Dulce Helena Rizzardo Briza, que vai ministrar palestra sobre os paradoxos da vida e da morte, além de coordenar mesa redonda sobre morte, vida e o processo de individuação.

Já a psicóloga Vanessa Lourenção falará sobre a experiência clínica com pacientes que passam pelo tratamento do câncer, e a também psicóloga Ligia Velani abordará os vários significados da morte.

Serviço

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso