Diário da Região

12/07/2017 - 00h00min

A MULHER DO MEME

Renata Sorrah fala de teatro e da repercussão de Nazaré na web

A MULHER DO MEME

Guilherme Baffi Presente ao FIT para apresentações e uma residência artística, Renata Sorrah falou de sua paixão pelo teatro e sobre um de seus papéis mais emblemáticos na TV
Presente ao FIT para apresentações e uma residência artística, Renata Sorrah falou de sua paixão pelo teatro e sobre um de seus papéis mais emblemáticos na TV

Em solo rio-pretense desde a segunda-feira, 10, a atriz carioca, herdeira de judeus alemães, Renata Leonardo Pereira Sochaczewski, mais conhecida como Renata Sorrah, participou nesta terça-feira, 11, do programa Papo Cultural, nos estúdios do Diário. O bate-papo foi comandado pelo jornalista Harlen Félix e transmitido ao vivo pelo Facebook do Diário. A atriz, que está em Rio Preto pela terceira vez, participa junto ao diretor Marcio Abreu, da Companhia Brasileira de Teatro, de Curitiba (PR), do Festival Internacional de Teatro (FIT).

O grupo leva ao público uma experiência inédita no universo teatral brasileiro, a residência artística. Intitulado PRETO, o projeto é um desdobramento da pesquisa do PROJETO bRASIL, peça apresentada pelo grupo na segunda e terça-feira. A experiência prevê a apresentação de cenas que fazem parte do processo de construção da peça, que deverá ser lançada posteriormente. O grupo começa a residência pelo FIT e depois segue para outras cidades. O encontro com a participação de Renata Sorrah acontece nesta quinta-feira, 13, às 18h, no Centro Cultural Vasco, que fica na rua São João, 1.840, na Vila Zilda.

Para a atriz, que realiza a experiência da residência artística pela primeira vez, a novidade é incrível. “É maravilhoso este trabalho de construir o agora, o presente, saber como é que isso me afeta, de que maneira posso contribuir e como me atravessa como artista”, disse Renata, que confessou que será difícil voltar a fazer algo diferente com o fim da temporada. “Este caminho é o que precisa ser feito pelos artistas a partir de agora, e esse festival tem muito dessa visão. O FIT é incrível”, disse. A apresentação é resultado de seis dias de ensaio da companhia. 

 

Renata Sorrah 2 - 12072017 Renata Sorrah, Harlen Félix e Marcio Abreu durante a transmissão do programa

Apesar de já ter apresentado em Frankfurt, na Alemanha, o grupo ainda se sente iniciando o projeto. “É como se trabalhássemos com uma massa. Estamos fazendo a massa e isso vai ajudar a gente a ver qual o caminho a seguir e falar sobre as diferenças que queremos”, explicou a atriz, que, apesar de se assumir atenta com o projeto passou a ver coisas que não via em seu dia a dia. “Eu estou ainda mais atenta. Não gostaria de ter continuado minha vida sem ter participado desta vivência”, disse Renata, que confessou ter passado a sentir dores nunca antes percebidas e a enxergar belezas nunca vistas.

Nazaré é pop

Cenas da hilária vilã Nazaré Tedesco, vivida pela atriz na novela Senhora do Destino, em 2004, passaram a ganhar força no mundo todo graças a internet, depois de se tornar meme internacional com fórmulas e equações matemáticas. “É engraçado, tem humor, é muito bom”, contou a atriz em meio a gargalhadas. Questionada se a associação de sua imagem à eterna vilã do horário nobre lhe incomoda, Renata negou e se mostrou surpresa com a avalanche do sucesso pós-novela e com o meme. “Outro dia estava em Curitiba e um homem disse que eu era ‘a mulher do meme’.

“Eu fiquei arrasada. Não tenho mais nome.” Para a atriz, enquanto meme, Nazaré participa ativamente da vida do Brasil. “Ela está na política, no social, botam tudo nela”, explicou. Apesar de ser reconhecida pela TV, é apaixonada pelo teatro. “Podem cem me elogiar pela televisão, que tanto amo, mas se uma pessoa disser que amou minha peça, me sinto realizada”, disse. “Gosto de TV, é bacana fazer, mas o teatro é... É lá que tudo começou, todos os atores, lá é o começo de tudo.”

(Colaborou Arthur Avila)

 

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso