Diário da Região

29/03/2017 - 00h00min

EDUCATIVA RIO PRETO

Programa de rádio reverencia o caipira

EDUCATIVA RIO PRETO

Sergio Isso/Arquivo Jocelino Soares diz que mundo caipira faz parte de sua vida há 61 anos, desde quando ele nasceu
Jocelino Soares diz que mundo caipira faz parte de sua vida há 61 anos, desde quando ele nasceu

Colunista do Diário, o artista plástico e escritor Jocelino Soares assumiu uma nova missão na divulgação da cultura do homem do campo. Desde 19 de março, em seis dias da semana, ele comanda o programa de rádio Café com Viola, novidade na programação da emissora Educativa Rio Preto (FM 106,7MHz). O programa apresenta a música caipira e fala sobre tudo que o envolve esse gênero e sua cultura.

O programa pode ser ouvido de segunda a sábado, das 5h às 6h. No quadro No Pé do Alpendre, ele conta causos e recita poesias que falam da religião, culinária e tantas outras faces da cultura raiz. Os grandes clássicos da música sertaneja de raiz não podem faltar. O programa apresenta apenas canções e versões de clássicos das mais consagradas duplas caipiras.

Música sertaneja atual não é apresentada. O repertório é dedicado a artistas como Tião Carreiro & Pardinho, Divino & Donizete, Tonico & Tinoco, Irmãs Galvão, Zé Mulato & Cassiano. O programa sempre terá convidados. Na última semana, o jornalista, escritor, pesquisador e professor Romildo Sant’Anna, que é um divulgador da moda de viola e tem livros sobre o universo caipira, fez uma participação especial.

Soares, que é policial militar aposentado, morou na roça até os 22 anos. A partir dos anos 1980, começou a pintar a sua origem em quadros. Seu trabalho foi reconhecido, inclusive, em exposições na Itália e nos EUA. Ele ainda é autor de livros como Clara: um Romance Caipira, A Região da Boiadeira: O Noroeste Paulista e Sentimento Caipira, e há 10 anos escreve sobre esse universo no Diário. “Estou envolvido com o mundo caipira há 61 anos, desde quando nasci”, diz ela.

O convite para o programa partiu do prefeito Edinho Araújo. “Ele me convidou para fazer um resgate e divulgar a cultura caipira na rádio. No início, era para ser apenas participações. No entanto, a experiência foi expandida. No programa, vou focar no música caipira e na sua origem.”

Mais divulgação

Outro projeto de Soares é o Viola na Vila, que contará com apresentações de artistas caipiras de Rio Preto, um domingo por mês, em diferentes bairros da cidade. O primeiro encontro será no Engenheiro Schmitt. A data e horário serão divulgados em breve. “Todo evento terá shows de três duplas caipiras. O objetivo é valorizar a produção local.”

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso