Diário da Região

24/02/2017 - 00h00min

Carnaval

Novo formato faz da rua o grande palco da festa em Rio Preto

Carnaval

Mara Sousa Roberto Brito, Rico Facchini e Marlon Morelli acertam os últimos detalhes de adereços para o Bloco do Vasco, que percorre as ruas da Boa Vista neste domingo
Roberto Brito, Rico Facchini e Marlon Morelli acertam os últimos detalhes de adereços para o Bloco do Vasco, que percorre as ruas da Boa Vista neste domingo

É na rua que se renova a esperança de dias melhores para o Carnaval de Rio Preto. Dominada por blocos, cortejos e apresentações de escolas de samba em espaços públicos, a programação oficial da folia de momo deste ano busca na tradição o impulso para a renovação. As atrações, espalhadas por várias regiões do município, são um convite para toda a família.

“A cidade é o grande palco dessa festa e o cidadão não é mero espectador, é o protagonista. Conceber uma programação voltada para a rua, envolvendo os bairros, é uma forma de repensar o Carnaval de Rio Preto, que, futuramente, pode atrair foliões da região e impulsionar segmentos o comércio e o turismo”, destaca Jorge Vermelho, assessor da Secretaria de Cultura.

Assim como ocorre na capital paulista, onde os blocos atraem cada vez mais foliões em seus eventos a céu aberto, o público também tem respondido positivamente à iniciativa dos blocos rio-pretenses. Desde que criou o Bloco do Vasco, há cinco anos, a turma do Centro Cultural Vasco só vê crescer o número de foliões em seu cortejo no bairro Boa Vista, que já virou uma tradição do domingo de Carnaval. A família é tão presente no Bloco do Vasco que, neste ano, haverá pela primeira vez um espaço reservado apenas para as crianças na concentração que acontece após o cortejo. 

Serão oferecidas brincadeiras como pintura de rosto e confecção de máscaras. “Este será o 6º Carnaval do Vasco. Todos os anos, sempre presenciamos pessoas vindo pela primeira vez. E a família é o público predominante, com crianças, pais e avós juntos na festa. Tanto que optamos por criar um espaço só para as crianças neste ano”, comenta o diretor de teatro Marlon Morelli, que integra a diretoria do centro cultural.

 

Bloco Viúvas do Nhô - 24022017 Uma das novidades deste ano, o bloco Viúvas do Nhô sai nesta sexta

Para Morelli, o Carnaval de rua feito pelos blocos é uma tendência crescente na cidade. “Blocos tradicionais como o do Saci servem de inspiração para o surgimento de novas iniciativas”, destaca. Quem estreia nos mesmos moldes dos blocos do Vasco e do Saci são os foliões do Viúvas do Nhô, que têm o Nhô Botequim, na Vila Aurora, seu ponto de referência.

Tudo começou em uma mesa de bar, quando Alexandre Vilela, o Badaró, anunciou o fim do Nhô Botequim. Um grupo de clientes assíduos e apaixonados pelo bar decidiram criar um bloco carnavalesco, que tem até marchinhas próprias. Mas, em vez de chorar, os foliões do Viúvas do Nhô vão comemorar, já que o Nhô Botequim vai continuar, sob a direção do trio Lucas Nassif, Priscila Trindade e Natália Portes. Ou seja, o bloco tem tudo para entrar de vez no calendário carnavalesco rio-pretense.

Cortejos

Esses três blocos foram envolvidos nos cortejos que a Secretaria de Cultura realizará em Rio Preto. Serão sete cortejos em vários pontos da cidade (veja o quadro). A animação é do Maestria do Samba. Além do grupo musical, o caminhão de som, que foi especialmente decorado, também será palco da corte carnavalesca, formada pelo Rei Momo Luiz César de Souza, a Rainha Lívia de Brito Ferreira e a Princesa Fabiana Alves.

Durante a concentração para os cortejos, o público será embalado por marchinhas de Carnaval. Após o trajeto, que será acompanhado pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar, o Maestria do Samba fará um show de uma hora e meia com sambas de enredo. Além dos cortejos, também serão realizadas rodas de samba, bailes e apresentações de escolas. A primeira roda de samba acontece nesta sexta-feira, 24, às 20h, na Praça da Matriz do distrito de Talhado.

Clique AQUI para ver as rotas dos blocos e cortejos em Rio Preto:

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso