Diário da Região

23/02/2017 - 00h00min

NA AVENIDA

Rio-pretense desfila de salto alto pela Unidos da Tijuca

NA AVENIDA

Mara Sousa Morando em Rio Preto há mais de cinco anos, Jonathan Pereira, dançarino especialista no estilo stiletto (em cima do salto), passou os últimos quatro anos cuidando da mãe, que faleceu no ano passado: “Nos últimos meses de sua vida, ela me disse que queria muito me ver feliz. Pra mim, isso significa viver dançando”
Morando em Rio Preto há mais de cinco anos, Jonathan Pereira, dançarino especialista no estilo stiletto (em cima do salto), passou os últimos quatro anos cuidando da mãe, que faleceu no ano passado: “Nos últimos meses de sua vida, ela me disse que queria muito me ver feliz. Pra mim, isso significa viver dançando”

O Carnaval de 2017 tem um significado muito especial para o dançarino Jonathan Luiz Pereira, 31 anos, que vai participar do desfile da escola de samba Unidos da Tijuca, no Rio de Janeiro, nesta segunda, 27. Ele ficou longe da dança por quase quatro anos para se dedicar à mãe, que ficou tetraplégica após um acidente de carro em agosto de 2013. Ela morreu em março do ano passado, por complicações recorrentes de uma depressão. “Quando minha mãe ficou tetraplégica, eu até tentei conciliar a rotina de cuidados com a dança, mas não foi possível. 

Nos últimos meses de sua vida, ela me disse que queria muito me ver feliz. E, pra mim, isso significa viver dançando”, conta Pereira, que foi um dos dançarinos de ‘stiletto’ selecionados para integrar a ala da agremiação carioca que prestará homenagem à cantora norte-americana Beyoncé. Nascido em São Paulo e criado em Cardoso, Pereira mora em Rio Preto há mais de cinco anos. Ele atua como professor na escola de dança de Micheli França e também já integrou a equipe da Ad For Fun, de Alex D’arc, com quem participou, em 2015, do desfile da escola paulistana Tom Maior. Pereira ingressou na dança por meio do balé clássico, nas aulas da escola Almagêmea, de Votuporanga. 

Em Rio Preto, também foi aluno do curso de balé da Casa de Cultura Dinorath do Valle, tendo aulas com a professora Miroslava Motta. “Ao longo de minha trajetória, me envolvi com diferentes estilos de dança, mas o ‘stiletto’ tornou-se a minha grande paixão”, comenta. Na seletiva da Unidos da Tijuca, Pereira concorreu com mais de 600 candidatos, homens e mulheres que dançam o ‘stiletto’, estilo de dança cujos passos são todos feitos em cima do salto alto. Com um enredo dedicado ao universo da música, a escola de samba carioca concebeu uma ala inspirada em Beyoncé, que se tornou um ícone do ‘stiletto’ com o videoclipe da música Single Ladies (2008). Entre as seletivas e os ensaios da ala, o dançarino de Rio Preto já viajou dez vezes para a capital carioca desde setembro do ano passado, quando a seleção de candidatos foi iniciada. 

“Soube dessa seleção por meio de amigos da dança. Estou voltando aos poucos para esse universo e não poderia haver um incentivo maior que essa classificação”, empolga-se. Sobre a diferença entre dançar em um palco e numa passarela do samba, Pereira diz que aquele ‘frio na barriga’ típico dos momentos que antecedem a apresentação é elevado à quinta potência diante de uma plateia com centenas de pessoas. “O nervosismo e a ansiedade sempre são comuns na apresentação de qualquer espetáculo. No entanto, a energia do sambódromo é tamanha que a sensação é de que se passou uma vida inteira em apenas uma hora de desfile. É muito emocionante”, diz.

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso