Diário da Região

26/10/2016 - 10h00min

PATRIMÔNIO

São José de Botas está de volta ao Teatro Municipal

PATRIMÔNIO

Sergio Menezes/Divulgação Equipe faz a recolocação da estátua histórica no saguão do Teatro Municipal (Foto: Sergio Menezes/Divulgação)
Equipe faz a recolocação da estátua histórica no saguão do Teatro Municipal (Foto: Sergio Menezes/Divulgação)

A escultura São José de Botas, talhada num tronco de maçaranduba pelo artista João Figueira, está de volta ao Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, em Rio Preto, depois de passar por um processo de restauração. Agora, a obra foi abrigada no saguão da casa de espetáculos.

Foram cerca de 40 anos debaixo de sol e chuva. O desgaste da escultura, além de provocar ressecamento e fissuras, foi suficiente até para abrir um ninho de maritacas. Como a estátua estava 'plantada' na terra, sua base estava coberta de mato. 

"O trabalho de restauração requer paciência e doação. E, apesar da proposta ser a de deixar a obra o mais próximo do original, não descaracterizá-la, tem de deixar em evidência que o restauro foi realizado", explica o artista plástico Carlos Bachi, responsável pela restauração do São José de Botas.

Segundo ele, Foi necessário cortar 30 centímetros da base. "E foi com essa madeira, da própria obra, que o enxerto da restauração foi realizado", diz. "A sorte foi de que não havia cupim. Caso contrário, seria muito difícil realizar esse trabalho. Dediquei-me durante 10 meses para que a obra ficasse totalmente recuperada, perfeita", acrescenta.

Para que a escultura não corra mais riscos, a decisão foi de instalá-la dentro do Teatro Municipal. Ela recebeu um cilindro de aço em sua base e foi colocada no saguão. 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso