Diário da Região

30/04/2016 - 00h00min

Gripe

Grávidas e crianças no alvo da vacinação

Gripe

Divulgação Maria José Monteiro recebe dose da vacina contra a gripe
Maria José Monteiro recebe dose da vacina contra a gripe

Entre as pessoas do chamado grupo de risco, que devem receber a vacina contra a gripe, gestantes e crianças menores de cinco anos são os menos protegidos até agora em Rio Preto. Desde o início da campanha, em março, apenas 35% das grávidas e 36% das crianças receberam a dose da vacina, que protege contra a H1N1 e outros dois tipos de vírus da gripe. Na tentativa de reverter esse quadro, acontece neste sábado, dia 30, o Dia D da vacinação contra a gripe. 

Das 8h às 17h, 27 unidades de saúde da cidade estarão de portas abertas com o objetivo de aplicar a vacina e chamar a atenção da população para a doença. Outras cidades da região também aderiram à campanha. Além disso, a Secretaria de Saúde também intensificou a divulgação nas escolas e nas unidades de saúde para alertar crianças e as mulheres que fazem exames pré-natal. Ainda assim, são grupos que estão longe de atingir a meta.

Em Rio Preto, o objetivo é vacinar, até o final da campanha, pelo menos 135,9 mil pessoas dentro do grupo prioritário. Até o momento, 77.778 doses da vacina já foram aplicadas no município, atingindo 57,23% da meta. Isso porque a campanha começou mais cedo, no dia 23 de março, devido ao número de casos da doença registrados na região, onde 33 pessoas já morreram, 8 delas só em Rio Preto.

“Estamos vivenciando uma situação diferente dos anos anteriores. Com a antecipação da campanha na região, é difícil estimar o número de pessoas que serão vacinadas. Temos que considerar o número de pessoas já vacinadas e a situação da doença, já que a população está mais preocupada e procurando mais a vacina nas unidades de saúde”, diz a enfermeira e gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos. Entre as categorias de risco, apenas os trabalhadores da saúde já foram totalmente imunizados. 

 

Arte - Vacinação - 30042016 Clique na imagem para ampliar

Pouco mais da metade dos idosos também já recebeu a vacina, como a aposentada Maria José Monteiro, 76 anos, que se vacinou na última sexta-feira, 29. “Na semana passada peguei uma gripe, que eu não conseguia nem falar”, disse. A preocupação, agora, é em relação às categorias que ainda estão distantes de atingir o mínimo de 80% da meta de vacinação. Foram aplicadas 1.518 doses em gestantes, atingindo 36,07% da meta, e 8.274 doses em crianças, chegando a 36,85% do objetivo estabelecido.

Estrutura

De acordo com a Secretaria de Saúde, 334 pessoas estão envolvidas na realização do Dia D de vacinação em Rio Preto. Além do atendimento nas unidades de saúde, 32 equipes volantes vão vacinar pessoas idosas e acamadas em casa. Esse atendimento é para aquelas pessoas já cadastradas no programa Saúde da Família. Quem deseja se vacinar deve ir até a unidade de saúde mais próxima de sua casa portando documentos pessoais e, se possuir, a caderneta de vacinação. Os portadores de doenças crônicas e comorbidades devem apresentar, também, a prescrição médica.

Quem estiver com quadro febril, dengue ou zika, deve adiar a vacinação. “Pessoas que tenham alergia aos componentes da vacina e ovo também não devem ser vacinadas”, explica a gerente de imunização. Michela diz ainda que quem recebeu a dose de 2015 da vacina, deve ser vacinado novamente, porém é necessário respeitar um intervalo de 30 dias entre as duas vacinas. “A primeira vacina aplicada em caráter emergencial (lote de 2015) tinha cepas diferentes dos vírus B e H3N2. Essa nova, versão 2016, já tem as cepas que estão circulando no momento, por isso a necessidade de nova imunização”, diz Michela.

Câncer bucal

Neste sábado, simultaneamente ao Dia D de vacinação contra a gripe, a Secretaria de Saúde de Rio Preto também realiza uma campanha de prevenção ao câncer bucal em 18 unidades de saúde. Os portadores de lesões bucais serão encaminhados para tratamento médico. A partir de segunda-feira, dia 2, os exames serão estendidos para todas as outras unidades de saúde restantes.

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso