Diário da Região

16/11/2016 - 00h00min

BARCO DOS SONHOS

Barco-hospital será inaugurado em outubro de 2017

BARCO DOS SONHOS

Guilherme Baffi Frei Francisco Belotti com a maquete do barco-hospital que irá atender as comunidades às margens do Rio Amazonas
Frei Francisco Belotti com a maquete do barco-hospital que irá atender as comunidades às margens do Rio Amazonas

Outubro de 2017. Nesse mês, o atendimento médico nas comunidades do Rio Amazonas vai ganhar um reforço de 48 metros de comprimento e 430 toneladas. Será a primeira expedição do barco-hospital da Associação São Francisco de Assis, de Jaci. Com os R$ 24,5 milhões já na conta bancária, a Associação deu andamento ao projeto e o barco deverá ficar pronto em nove meses. A verba veio de indenização de dano moral coletivo firmado em 2013 pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o Ministério Público com as empresas Raízen Combustíveis (antiga Shell Quimica) e Basf.

Agora, a Associação está finalizando o projeto e cotando estaleiros para construção do barco-hospital que vai atender cerca de 657 mil pessoas, em 12 municípios e mil comunidades ribeirinhas na divisa entre Pará e Amazonas. É mais uma etapa da missão da Associação às margens do rio Amazonas. Os trabalhos da instituição de Jaci no local começaram depois que o frei Francisco Belotti, administrador do Lar de Jaci, deu ouvidos à frase dita pelo papa Francisco no dia 25 de julho do ano passado, em visita ao Brasil. “Ele disse ‘não esqueça da Amazônia, ela mora no meu coração’, e isso me comoveu. São muitas comunidades que não têm acesso à saúde”, disse Belotti.

 

Arte - Barco de Frei Francisco - 16112016 Clique na imagem para ampliar

O barco-hospital deverá levar o nome do papa e realizar expedições com duração de 15 dias. Antes da chegada do hospital, uma ambulancha (lancha adaptada para ser ambulância) fará uma triagem dos pacientes. Um outra ambulancha vai acompanhar o barco para o caso de emergências que precise de transferência do paciente para algum dos três hospitais parceiros, nos municípios de Juruti, Óbidos e Alenquer. A estrutura do barco-hospital é a mesma que um hospital de médio porte. A embarcação vai contar com raio-x, ultrassom, ecocardiograma, mamógrafo, esteira ergométrica, eletrocardiograma, sala de cirurgia, sala de pós-operatório, sala de oftalmo e leitos para internação.

“Queremos que cada mulher que passe por atendimento faça mamografia e que os homens na idade indicada façam o exame da próstata. Vamos fazer uma triagem das principais necessidades e com isso elaborar atendimentos específicos para cada expedição”, disse o frei Francisco. O barco-hospital terá também consultórios médicos, sala de medicação, sala de vacinação, laboratório de análises, farmácia, almoxarifado e central de esterilização. Uma das alas vai contar ainda com refeitório, academia, área de jogos e bibliotecas. Tudo em uma estrutura de três andares.

A primeira expedição será em outubro, em data a ser definida. A inauguração do barco-hospital terá show de Fafá de Belém, que será a madrinha da embarcação. “Encontrei com ela aqui em Rio Preto e como ela é paraense quis fazer o show. Não conheço um barco-hospital desse tamanho e com essa estrutura”, afirmou o religioso. A Associação já fechou parceria com seis faculdades, entre elas a Unicamp, para a prestação de serviços médicos. “Agora estamos fazendo um levamento de quantos profissionais vamos precisar para depois buscar novas parcerias e conseguir realizar esse trabalho para essas comunidades”, disse.

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso