Diário da Região

06/05/2016 - 00h00min

Bandidos à solta

Falta de efetivo da Polícia Civil deixa 8.416 condenados livres

Bandidos à solta

Divulgação NULL
NULL

Pelas ruas de Rio Preto, 8.416 pessoas estão na mira da Justiça. Todas já deveriam estar atrás das grades, mas continuam livres, leves e soltas. Os mandados de prisão não foram cumpridos. Segundo o Ministério Público, a falta de estrutura da Polícia Civil impede o cumprimento das determinações judiciais, que estão represadas nas delegacias da cidade por falta de efetivo.

A grande quantidade de mandados parados serve para aumentar a sensação de insegurança. Isso porque mais da metade das determinações represadas, 4.806, corresponde a mandados criminais. Ou seja, são autores de crimes, desde furto e roubo até assassinato. O restante, 3.610, são para a prisão de homens ou mulheres que atrasam a pensão alimentícia. Os números foram obtidos pelo Diário via Lei de Acesso à Informação, após a Secretaria de Segurança Pública alegar não ter condições de fornecer os dados.

Essa paralisação no cumprimento de mandados também foi constatada pelo promotor de Justiça José Heitor dos Santos, que até a semana passada era responsável no MP pela fiscalização do funcionamento das delegacias da cidade. Para o MP, a falta de policiais civis é uma das explicações para a paralisação do serviço. Durante correição nas delegacias de Rio Preto neste ano, Santos encontrou inquéritos parados desde 2014. Em abril, o MP entrou com ação contra o governo do Estado para que acabe com o déficit de 76 policiais em Rio Preto. Apenas com investigadores, o déficit é de 27.

Leia reportagem completa na edição impressa ou digital do Diário da Região.

Arte - Preso 01 - 06052016 Digite aqui a legenda

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso