- Saturday, 23 de February
- .
Uma moradora do Parque Quinta das Paneiras, Neusa Neide Resende de Almeida, foi notificada pela Justiça para fazer a retirada de entulho acumulado no interior da casa e no quintal. O prazo é de cinco dias. Caso contrário, a Prefeitura tem autorização para invadir o imóvel, fazer a limpeza e multar a moradora. O Diário tentou falar com Neusa, mas ela não foi encontrada.
O imóvel é considerado de risco sanitário pela Secretaria Municipal de Saúde, e a limpeza seria para eliminação de focos da dengue. O acúmulo de lixo na casa de Neusa foi denunciado pelos próprios vizinhos, que ligaram para o Departamento de Vigilância Epidemiológica, para fazer reclamação do grande volume de material reciclável armazenado de forma irregular no imóvel.
Os vizinhos receiam que o local possa servir de criadouro do mosquito transmissor da dengue. Somente este ano, seis pessoas morreram pela doença em Rio Preto. A cidade está em plena epidemia, com 4912 casos confirmados. "Dona Neusa mora sozinha e fica juntando tudo o que acha na rua. Não pode ser assim. Alguém tinha de tomar providências", diz um dos vizinhos que não quis se identificar.
Este é o segundo caso este ano em que a Justiça atende pedido da Procuradoria Geral do Município para limpeza de imóveis, classificados como de risco sanitário. Em abril, a Prefeitura conseguiu autorização para invadir outro imóvel, lotado de entulho, no centro, mas antes que terminasse os cinco dias de prazo, o morador fez a limpeza determinada pela Justiça.
Em 2014, dez imóveis na mesma situação foram limpos pela Prefeitura, após autorização judicial. De janeiro a junho de 2015, foram retiradas 24 toneladas de lixo. Segundo a Secretaria de Saúde, em todos os casos os moradores se negaram a fazer a retirada de entulhos. Atualmente a Prefeitura, aguarda liminar judicial para fazer a limpeza em mais cinco imóveis de risco sanitário.
Já sou assinante
Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:
Assine o Diário da Região Digital
Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.
Assine agora
Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES
ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020