Diário da Região

03/06/2015 - 07h40min

NEVOEIRO AO AMANHECER

Neblina complica trânsito e cancela voos em Rio Preto

NEVOEIRO AO AMANHECER

Hamilton Pavan Nevoeiro cancelou pelo menos oito voos no Aeroporto de Rio Preto. Foto: Hamilton Pavam
Nevoeiro cancelou pelo menos oito voos no Aeroporto de Rio Preto. Foto: Hamilton Pavam

A quarta-feira amanheceu coberta de nevoeiro em Rio Preto, exigindo cautela dos motoristas em trânsito congestionado em vários pontos, como as avenidas Bady Bassitt, José Munia a altura do Centro Regional de Eventos e pistas de acesso à zona norte. O tráfego também ficou lento nas rodovias Washington Luís e Transbrasiliana (BR-153), com baixa visibilidade.

O Aeroporto Eribelto Manoel Reino, em Rio Preto, ficou fechado durante parte da manhã desta quarta-feira, dia 3, em função da neblina registrada na cidade. No total, oito voos precisaram ser adiados, segundo o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp). Cerca de 300 pessoas ficaram aguardando no sagão do aeroporto.

 

Uma dessas pessoas é a empresária Daiane Michele Pindanga, de 30 anos, que chegou no aeroporto às 4h para pegar um vôo para Ribeirão Preto, que estava marcado para sair às 5h. De Ribeirão, Daiane seguiria com o marido e as duas filhas para Belo Horizonte, onde participará de um casamento. "Eu tinha um compromisso em BH hoje, porque minha filha será daminha de honra e ela precisa provar o vestido. Agora, como amanhã é feriado, não sei como vou fazer", disse.

 

O comerciante Emerson Alves dos Reis, de 43 anos, que está viajando com um grupo de, pelo menos, 40 pessoas para pescar em Cuiabá, também foi prejudicado pelo atraso. Ele pegaria um vôo para Brasília às 7h45 e, de lá, seguiria em outro vôo para Cuiabá. "Era para chegar no destino final por volta das 13h30, mas vamos chegar só às 20h", explicou Emerson.

 

Desde às 5h05, a pista está fechada para pousos e decolagens. Segundo o Daesp, não há previsão para que o aeroporto volte a operar normalmente.  

 

A Polícia Rodoviária recomenda muita cautela aos motoristas que pretendem pegar estrada no feriadão prolongado. Segundo o site Climatempo, a previsão é de frio, com 17 graus pela manhã e no máximo 26 à tarde. Tendência para sol, com algumas nuvens, mas pouca possibilidade de chuva, permanecendo igual na quinta-feira.

Nevoeiro Passageiros aguardam no Aeroporto de Rio Preto. Foto: Hamilton Pavam

Sobre o nevoeiro

Como explica a UFPR, o nevoeiro é uma suspensão de minúsculas gotículas de água ou cristais de gelo numa camada de ar próxima à superfície da Terra. Por convenção internacional, usa-se o termo nevoeiro quando a visibilidade horizontal no solo é inferior a 1 km; quando a visibilidade horizontal no solo é superior a 1 km, a suspensão é denominada neblina.

O nevoeiro é uma nuvem com base em contato com o solo. O nevoeiro pode formar-se quando o ar torna-se saturado através de resfriamento radiativo, resfriamento por expansão (adiabático) ou por adição de vapor d’água.

Na manhã desta terça, a temperatura média foi de 20ºC, com umidade a 60%.

Colaboraram Tatiana Pires e Gabriel Vital

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso