Diário da Região

30/05/2015 - 00h00min

INSTALAÇÕES MAIORES

HB amplia área para atender especialidades

INSTALAÇÕES MAIORES

Johnny Torres Eunice de Oliveira faz pilates no estúdio
Eunice de Oliveira faz pilates no estúdio

A Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) - administradora do Hospital de Base (HB) e Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) - inaugurou ontem os novos espaços do Ambulatório Geral de Especialidades e Instituto do Câncer (ICA), que funcionam em frente ao HB. Com a ampliação, o ICA terá estrutura para dobrar sua capacidade de atendimento, que hoje é de 3,6 mil pacientes por mês.

O número de consultórios mais do que dobrou, passando de 12 para 25. A área de espera também foi ampliada e ganhou 167 novos lugares, somando o total de 236 cadeiras. O espaço também ganhou duas salas de reunião, uma segunda sala de psicologia e uma terceira para realização de procedimentos.

No caso do Ambulatório de Especialidades são 27 consultórios, que serão utilizados pelas equipes de cardiologia, nefrologia, dermatologia e psiquiatria, além de uma sala multiuso com capacidade para 20 pessoas. No local também funciona o Ambulatório de Fisioterapia, que conta até com estúdio de pilates fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que é novidade na região.

Na área de dermatologia o ganho foi além do espaço. O ambulatório contra com três equipamentos de tecnologia de ponta. Um deles para tratamento de vitiligo, um segundo com laser para tratamento de manchas de pele e o terceiro que funciona como um microscópio para que o médico tenha olhar ampliado do problema.

“Em cada setor teremos anfiteatros para que sejam feitas palestras, reuniões. Na dermatologia vão ter aparelhos modernos que não são encontrados em outros locais pelo SUS”, afirmou o médico Aldenis Albanezi Borim, diretor administrativo do Ambulatório Geral de Especialidades.

De acordo com Borim, o objetivo da ampliação é dar maior conforto aos pacientes. “As pessoas precisam de um lugar digno para serem atendidas, para esperar, ser chamadas por painel. Investimos na humanização do atendimento”, disse. Com os novos espaços, a área total do complexo do Ambulatório de Especialidade e ICA passou de 9,2 mil para 11 mil metros quadrados. A ampliação, porém, por enquanto, não significa aumento no números e pacientes atendidos.

“Hoje 15% da população está acima dos 60 anos, o que resulta em um aumento da necessidade de atendimentos médicos. O que fizemos foi aumentar nosso espaço e dar qualidade a esse atendimento. Com isso também estamos preparados para dobrar o número de atendidos na oncologia. Mas isso depende do SUS”, afirmou Horário José Ramalho, diretor-executivo da Funfarme.

 

Ambulatório Geral de Especialidades e Instituto do Câncer Instituto, agora, terá estrutura para dobrar capacidade de atendimento

Pacientes aprovamnovas instalações

Usuários e pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) aprovaram os novos espaços do Ambulatório de Especialidades, que leva o nome do dermatologista João Roberto Antonio, e do ICA, que recebe o nome de “Newton Antonio Bordin Junior”, médico oncologista pioneiro no uso da quimioterapia em Rio Preto.

“Outros hospitais deveriam seguir o exemplo do HB. O paciente do SUS paga seus impostos e merece um tratamento digno”, afirmou Rosa Secoti Bertolini, 68 anos. Moradora de Novo Horizonte, ela faz tratamento de câncer de intestino.

Quem também elogia os novos espaços é a cozinheira Eunice Santana de Oliveira, 86 anos. Moradora de Potirendaba, ela tem artrite e artrose, por isso faz fisioterapia no Ambulatório de Especialidades. Ontem, conheceu o estúdio de pilates. “Já tive de operar meus dois braços e a fisioterapia ajuda muito. Aqui parece uma clínica particular”, disse. 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso