- Wednesday, 20 de February
- .
Um surto de gafanhotos paralisou os atendimentos na UPA Norte por quase três horas, nesse sábado (30), em Rio Preto. A unidade foi fechada às 16h30 e reabriu pouco depois das 19 horas. Os insetos invadiram o local, obrigando os responsáveis a dedetizarem o prédio. Diversos moradores tiveram de esperar ou procurar por outra UPA para conseguir atendimento.
Quem não ficou feliz com a presença dos insetos foi o auxiliar de produção Marcelo José da Silva, 28 anos. Com suspeita de dengue, teve de esperar a normalização para ser atendido. “Cheguei a 40 minutos e já estava fechada. Vou esperar.”
Com sintomas de gripe, o aposentado José Marta Sobrinho, 67 anos, chegou ainda mais cedo, às 16h30. Saiu do Nova Esperança e procurou a UPA. “Medi pressão, fiz triagem e estava esperando, quando anunciaram que ia fechar, porque não tinha condições de trabalho por causa dos gafanhotos.”
A gerente da UPA Norte não quis dar entrevista. Disse apenas que uma equipe estava à disposição da população para atender casos de urgência e encaminhar para outras unidades.
O aposentado preferiu esperar. “Se for em outra, além de ser mais longe de casa, vou ter que entrar na fila de novo e esperar mais ainda. Pelo menos aqui, vou ser um dos primeiros a ser atendido quando reabrir. Melhor esperar.”
Os gafanhotos, segundo o professor Dino Vizotto, são insetos que aumentam a população rapidamente. “De repente, eles sofrem uma explosão e começam a aparecer aos montes em determinados locais. Em alguns países, devastam lavouras e causam muitos prejuízos. Mas não há uma explicação do porquê foram na UPA. Provavelmente, há alguma mata ou terrenos com mato por perto”, explica.
Já sou assinante
Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:
Assine o Diário da Região Digital
Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.
Assine agora
Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES
ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020