Diário da Região

24/03/2016 - 00h00min

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA

Coluna salta das páginas do Diário para livro de Rio Preto

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA

Johnny Torres Fernando Marques mostra o livro: projeto inclui a publicação de 88 páginas, uma exposição fotográfica de 50 painéis de 60 x 70
Fernando Marques mostra o livro: projeto inclui a publicação de 88 páginas, uma exposição fotográfica de 50 painéis de 60 x 70

No mês em que Rio Preto comemora 164 anos de história, a coluna Memória Fotográfica, mantida pelo fotojornalista, documentarista e músico Fernando Marques no Diário da Região nos dois últimos anos, acaba de se transformar em um novo produto. “Memória Fotográfica, Ontem e Hoje” mostra um parâmetro entre o passado e o presente, através de um livro - ganhador do Prêmio Nelson Seixas, da Secretaria Municipal de Cultura - com 88 páginas, e uma exposição fotográfica de 50 painéis de 60 x 70. 

São fotos do início do século 20 até a década de 1980, tiradas por Theodoro Demonte, Otto Wierman, Jaime Colagiovanni, Edson Baffi, Brandão e tantos outros fotógrafos que registraram a cidade, sendo retratadas por Fernando Marques em fotos atuais, tiradas no mesmo ângulo, entre os anos de 2013 e 2014. Durante a exposição, que irá percorrer 35 escolas estaduais do ensino médio de Rio Preto, Fernando Marques fará uma palestra contando um pouco da história e do nascimento do município e sua transformação arquitetônica.

Muitos munícipes que nasceram aqui ou que vêm de gerações posteriores na cidade ainda não se conformam como a cidade não manteve seu patrimônio original do quadrilátero central, quebrando um elo entre o passado e o presente, coisa muito comum no velho continente e até no mundo oriental. A exposição, a palestra e o livro, que será doado à biblioteca da escola, têm a pretensão de despertar nos estudantes, administradores e munícipes, a importância para uma preservação do que ainda resta de décadas passadas na cidade.

 

Livro Memória Fotográfica - 24032016 Capa e contracapa do livro: Fernando Marques se inspirou em fotos antigas e fez imagens atuais, no mesmo ângulo

O autor entende que preservar não é só guardar um objeto, uma construção; é manter vivos usos e costumes de um povo. “Devemos então de qualquer maneira manter viva esta compreensão de nossa memória social, preservando o que ainda resta de nosso Patrimônio Cultural e Arquitetônico”, diz Fernando Marques. Alguns imóveis atuais carregam décadas de história e podem ser preservados para o futuro. As fotos do livro focam justamente este quadrilátero central, desde a fundação da cidade.

Conhecendo o passado

O objetivo é incentivar a nova geração a conhecer o passado da cidade, sua arquitetura, arborização e costumes, fazendo um parâmetro com as transformações através de décadas, acordando em nós como a valorização e o entendimento do referencial do passado são importantes para a preservação de nosso patrimônio cultural, pois nele está inserido o patrimônio arquitetônico que fornece informações sobre as origens de nosso povo, sua formação cultural e seus hábitos.

Além disso, resgata os fotógrafos que foram os verdadeiros historiadores através de suas lentes bem antes da chegada da imagem em movimento. Período que data desde 1914 até os dias de hoje. Tudo isto através de livro, exposição e palestra em 35 escolas da rede estadual da cidade, abertas à comunidade circunvizinha.

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso