Diário da Região

13/07/2016 - 00h00min

BOA VONTADE

População inicia campanhas de doação para crianças da favela

BOA VONTADE

Johnny Torres Mariana Sonaque, 14 anos, com a irmã Elisa, 4 meses, em frente ao barraco onde moram, na favela da Vila Itália. Elas dividem dois cômodos com os pais e outros quatro irmãos com idade entre 5 e 10 anos, desde fevereiro deste ano, quando o pai ficou desempregado.
Mariana Sonaque, 14 anos, com a irmã Elisa, 4 meses, em frente ao barraco onde moram, na favela da Vila Itália. Elas dividem dois cômodos com os pais e outros quatro irmãos com idade entre 5 e 10 anos, desde fevereiro deste ano, quando o pai ficou desempregado.

Crianças correndo na terra, ao lado de fios de energia elétrica espalhados pelo chão, ou se divertindo com brinquedos velhos. Sem opções de lazer, algumas até se arriscam subindo e descendo no trem em movimento, que passa ao lado carregado com combustível.

Essa realidade difícil e perigosa de pelo menos 40 crianças moradoras da Vila Itália chamou a atenção de voluntários. Doações de cobertores e alimentos foram entregues nessa semana e duas campanhas estão sendo realizadas para arrecadar itens aos moradores do local.

Um grupo de missionários está em busca de brinquedos e doces para proporcionar alegria a esses menores.

Com a hashtag #salveitalia e a mensagem “As crianças daquela vila não vão pagar o preço”, o grupo está utilizando as redes sociais para conseguir as doações. A ideia partiu do missionário Raphael Henrique Francischini, 17 anos. “Estive na Argentina trabalhando com crianças carentes e quando voltei encontrei aqui em Rio Preto essa situação, por isso resolvi ajudar”, disse.

Ele explica que o objetivo é montar kits com brinquedos e doces para as crianças. “Também queremos juntar uma galera, com palhaço, brincadeiras e teatro. Proporcionar uma tarde de alegria para eles”, afirmou.

Em período de férias escolares, as crianças da favela da Vila Itália não têm opções de lazer. Entre um barraco e outro - são cerca de cem na área - as crianças brincam dia e noite ou no mato alto ou no chão de terra batida. Os irmãos Izaque, 9 anos, Igor, 7 anos, e Vinicius, 5 anos, soltam pipa ou jogam futebol descalços. “Sou bom na bola. É o que tem para fazer, tio”, diz Vinicius.

Os meninos moram em um barraco com a mãe Michele Bispo, 31 anos, e com o pai, que trabalha como ajudante geral. A família morava no Parque da Cidadania, mas não estava mais conseguindo pagar o aluguel.

O casal dorme em uma cama improvisada junto com Vinicius. Os outros dois filhos passam as noites espremidos em um colchão no chão. “Queria um beliche para meus filhos. Ajudaria muito, já que aqui eles não têm nem onde brincar”, disse Michele.

Para ajudar principalmente as crianças, a coordenadora do projeto social do Ielar, Amanda Oliveira, 27 anos, e o empresário Danilo Ferraz, 27 anos, iniciaram uma campanha de doações. “Minha história de vida me motivou a fazer isso. Nasci e morei na favela em São Paulo por muito tempo e sei bem o que é estar nessas condições”, disse Amanda.

Serviço

Quem quiser colaborar com as doações de cobertores, itens de higiene (pasta de dente, sabonete, etc), água potável, cadernos de desenhar, livros infantis e roupas pode levar, a qualquer hora e dia, no Instituto Sócio Cultural e Esportivo Ielar, que fica na Rua Paschoal Decrescenzo, 599, Vila Mayor.

Já para colaborar com os missionários, basta ir até a Igreja Quadrangular do Jardim Primavera, avenida Antonio Tavares Pereira Lima, 270. O telefone para contato é (17) 99263-2356.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso