Diário da Região

22/11/2015 - 00h00min

Comida na rede

Lugar de mulher é bombar na cozinha

Comida na rede

Sergio Isso Camila Tebar
Camila Tebar

Pratos rápidos, dicas de sabores especiais, lugares onde comer, receitas gastronômicas. A cozinha invadiu a internet por meio de blogs, Instagram, sites, Snapchat ou Youtube. A forma de divulgação varia, assim como as receitas que são oferecidas aos internautas, mas esse modelo de programa está bombando e ganhando seguidores todos os dias. Seja por hobby ou para ganhar dinheiro, um vasto universo de rio-pretenses descolados e conectados está embarcando nesta onda. 

Tem gente que sempre se dedicou às descobertas da cozinha e decidiu fazer do prazer uma profissão. E tem também aqueles que preferem compartilhar com amigos os pratos que fazem parte de seu dia a dia. A empresária Ilna de Jorge, 57 anos, faz parte da tribo que se diverte entre panelas e receitas. Diariamente ela prepara bolos, salgados, tortas, pratos mais elaborados ou até molhos para salada, fotografa tudo e posta, com a receita, no Instagram. Começou disponibilizando apenas fotos, há cerca de um ano e meio. Mas a pedido de seus seguidores, passou a dar as receitas.

 

Carol Thomé - 22112015 Carol Thomé do "Cozinha para 2"

“Cozinhar para mim é uma terapia. Quando chego em casa estressada logo vou para a cozinha e me delicio em criar algo diferente para o almoço ou jantar”, diz. Entre suas postagens, há receitas muito simples para quem está pegando na panela pela primeira vez, mas há também pratos elaborados como leitoa assada que pode ser preparada para uma data especial, como o Natal. Ela tem 11 mil seguidores e que fica satisfeita quando recebe mensagens dizendo que preparam a receita que ela postou e que “o prato ficou delicioso”. “Não tenho curso de culinária, até penso em fazer no próximo ano, mas a minha intenção não é fazer disso uma profissão, pelo contrário, só faço porque me dá muita satisfação”, conta.

Tapete vermelho

O casal Carol Thomé e Eduardo Mendes, ela de Rio Preto, já ultrapassou um milhão de visualizações no Cozinha para 2, que se tornou febre no Youtube. Eles fazem receitas simples, com poucos ingredientes e que, muitas vezes, dispensam o item que se imagina imprescindível: o fogão. Depois do preparo, de forma bem divertida, eles provam os pratos e fazem caras e bocas para mostrar que estava saboroso. São vídeos curtos, mas com dicas importantes ainda mais para quem não tem muita proximidade e intimidade com a cozinha.

 

Vanessa Gandolfo - 22112015 Vanessa Gandolfo

Há duas semanas, Carol postou no Facebook que estava “feliz” por fazer parte do Youtube Fan Fest. O evento foi realizado pela primeira vez no Brasil e reuniu os cem youtubers mais importantes em produção de conteúdo. “O primeiro red carpet (tapete vermelho) a gente nunca esquece”, postou. O Conversas de Sabor, da blogueira Natália Clementin, 30, trata de gastronomia de forma mais ampla. Desde receitas de comidas até novos produtos que chegam às prateleiras de supermercados, livros e filmes sobre culinária. “Sempre gostei de cozinhar. Comandava a cozinha nas reuniões de amigos e decidi criar o blog.

Minhas receitas são muito simples de ser executadas e levam poucos ingredientes”, diz Natália, que tem 43 mil seguidores no Youtube. Há três meses, ela também passou a divulgar o programa no Instagram. Outra rio-pretense que está bombando, com 186 mil seguidores, é Vanessa Gandolfo. A proposta do blog Cozinha Chic é um pouco diferente. Além de postar receitas, ela vai a restaurantes e bares, conhece os pratos, conversa com os chefs e depois faz uma avaliação e disponibiliza a foto e a receita. Vanessa hoje mora em São Paulo e é badaladíssima dentro alta gastronomia. Assim como no caso de Carol e Natália, o programa de culinária se transformou em profissão.

 

Natália Clementin - 22112015 Natália Clementin

Em busca da felicidade

A empresária Camila Tebar, 26, tem no Instagran e no Snapchat os meios para divulgar receitas saudáveis de alimentos e pratos. No caso dela, os seguidores têm também dicas de comportamentos que promovem a qualidade de vida. Há sete meses, ela decidiu que passaria a mostrar como uma pessoa pode ter uma vida mais saudável, perder peso, praticar atividades físicas sem pensar que é preciso mudar toda a vida ou sofrer desesperadamente. “Eu mostro o passo a passo para preparar um prato bacana, gostoso e saudável. Mas, meu trabalho é acompanhado por um nutricionista. Bolamos o cardápio e eu preparo as receitas”, conta.

Camila diz que sempre gostou de culinária e que tem como meta levar até outras pessoas o estilo saudável de vida, como alimentação variada e receitas fáceis que qualquer um pode preparar. “Estou com um curso de culinária saudável. As aulas são dadas por chefs, mas sempre com foco na qualidade da alimentação, que é o que eu acredito e aposto”, diz. Para o empresário Waldyr Faria, sócio-proprietário de Le Grand Chef, os programas de culinária têm conquistado seguidores ou mesmo criadores de novos produtos a cada dia porque as pessoas buscam maneiras de ser felizes.

“Quem se aventura na cozinha tem uma nova experiência e passa a gostar. A gastronomia agrega e reúne as pessoas em torno de um fogão, na mesa. Sinto que estão faltando elos, e cozinhar passa a ser uma forma de interagir com amigos e a família”, diz. Cozinhar também, na visão do empresário, é uma forma de descobrir sabores, formatos, pratos, vibrar com resultados, acrescentar ao dia a dia alimentos até então não usuais, o que desperta o interesse e cria experiências sensoriais que remetem à felicidade.

Diário vai ter canal para cozinhar com você

O Diário da Região também vai ensinar a cozinhar ou acrescentar novas receitas ao seu cardápio. Em dezembro estreia o Bate Panela com Larissa, um blog de culinária no site do Diário e que vai também para o Facebook. Segundo a jornalista Larissa de Oliveira, 23, que é a apresentadora, a proposta é levar aos internautas receitas feitas de maneira prática, rápida e objetiva, com um chef auxiliando no preparo do prato.

“Também traremos dicas funcionais do dia a dia na cozinha, como se é ou não o ideal colocar sal na água no preparo do macarrão”, explica. “Queremos interatividade com os internautas, que mandem fotos, vídeos, que compartilhem suas aventuras gastronômicas com a gente”, prossegue. E essa interatividade vai ser total. Se o internauta tiver uma receita que ache saborosa será executada no Bate Panela para levar aos outros aquele prato. “O que vamos fazer é um programa de gastronomia compartilhada”, disse Larissa.

 

>> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso