Diário da Região

06/05/2016 - 00h00min

Com medo de arriscar

Simulado do Enem mostra que profissões tradicionais voltam a reinar

Com medo de arriscar

Mara Sousa Como a maioria dos jovens brasileiros, Luciana Visnara Fernandes, 24 anos, quer seguir carreira tradicional: direito. Está estudando para conseguir vaga na Unesp, UEL ou USP. Ela gostou do teste: “Foi bem interessante”
Como a maioria dos jovens brasileiros, Luciana Visnara Fernandes, 24 anos, quer seguir carreira tradicional: direito. Está estudando para conseguir vaga na Unesp, UEL ou USP. Ela gostou do teste: “Foi bem interessante”

A tradição ainda impera no ensino superior do Brasil. Com medo de arriscar em meio à crise e contrariando a onda tecnológica que invade o mercado de trabalho, a maior parte dos jovens estudantes brasileiros continua escolhendo carreiras tradicionais. É o que revelou o primeiro simulado online do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no último final de semana: os 10 cursos mais desejados estão entre os considerados usuais. Medicina e direito lideram o ranking, seguidos por administração, psicologia e engenharia civil.

Ao todo, 584 mil estudantes do terceiro ano de escolas públicas e particulares inscreveram-se para o simulado, que faz parte do projeto Hora do Enem, criado pelo Ministério da Educação, em parceria com a TV Escola e a Fundação Roquette Pinto. O número superou a expectativa dos organizadores, que era de 280 mil participantes. A procura acima do esperado causou reclamação e travou o acesso ao site. Diante dos problemas, o MEC decidiu repetir a prova neste fim de semana (sábado e domingo, dias 7 e 8). 

Dessa vez, não é necessário que o candidato esteja no último ano do ensino médio para participar. Escolher carreiras tradicionais, segundo a consultora em recursos humanos Ana Martinez, ocorre em busca de estabilidade financeira. “Eles estão visando uma estabilidade. E em muitas dessas profissões é possível trabalhar em associações, cooperativas, caso o profissional não tenha condições de ter o próprio escritório ou consultório, é uma gama grande de opções.”

 

Arte - Enem - 06052016 clique na imagem para ampliar

A estudante Luciana Visnara Fernandes, 24 anos, fez o simulado e avaliou o teste de forma positiva. “Foi bem interessante porque dá oportunidade de ver como está o desempenho e controlar o tempo para realização das questões, mas fazendo pela internet não simula o espaço físico. A realidade é bem diferente”, disse a jovem, que há dois anos estuda para conseguir vaga em faculdade de direito. O objetivo dela são as disputadas Unesp, UEL e USP.

Hora do Enem

O simulado da Hora do Enem foi idealizado inicialmente para os 2,2 milhões de estudantes do último ano do ensino médio. Agora, porém, estará acessível a todos os interessados. O primeiro teste teve 80 questões, sendo 60 retiradas de edições anteriores do Enem e 20 inéditas. Entre os participantes, 84% terminaram a prova.

Para o professor Nilton Chopes, do cursinho Alternativo, toda forma de avaliação ajuda no desempenho do estudante. “O aluno pode testar o seu conhecimento e assim direcionar os estudos para a área da qual ele precisa melhorar. Além disso, a prova do Enem é bem extensa, cansativa, então, além de ter conhecimento é preciso avaliar o tempo gasto em cada questão.”

Enem abre inscrições na segunda-feira

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 serão abertas a partir das 10h da próxima segunda-feira, dia 9. O período para inscrição se estende até as 23h59 do dia 20 de maio. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. O valor da taxa de inscrição para o Enem 2016 é de R$ 68, e poderá ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, até o dia 25 de maio.

Quem concluirá o ensino médio no ano letivo de 2016 e estiver matriculado na rede pública de ensino, terá direito à isenção automática na inscrição do Enem 2016. O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. As provas serão divididas em dois dias. A primeira ocorrerá no dia 5 de novembro com ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias.

Já a segunda prova, no dia 6, terá linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Em cada dia de avaliação, o candidato deve resolver todas as questões em até 5h30.Nesta edição, os estudantes poderão instalar no celular um aplicativo do Enem 2016 para acompanhar as inscrições e conferir informações como o cronograma do exame, além de tirar dúvidas e dicas. 

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso