Diário da Região

06/05/2016 - 00h00min

PRAGA

Prefeitura combate pombos em 4 escolas de Rio Preto

PRAGA

Guilherme Baffi São bonitos e graciosos, mas transmitem doenças sérias
São bonitos e graciosos, mas transmitem doenças sérias

A infestação de pombos nas escolas de Rio Preto fez quatro estabelecimentos de ensino da cidade pedir socorro à Secretaria Municipal de Educação para eliminar o problema. A pasta vai gastar R$ 30,8 mil para contratar uma empresa especialista em controle de pragas. Os pombos transmitem graves doenças, como a toxoplasmose e principalmente a criptococose. Ambas causam sérias lesões e podem levar à morte.

Sem predadores naturais, as aves aproveitam o excesso de alimentos jogados em lixos e chão das escolas. “O pombo é um grande problema em Rio Preto. A melhor maneira de evitá-lo é não dando alimento. Eles transmitem doenças graves, que afetam geralmente quem tem deficiência no sistema imunológico”, afirmou a infectologista Delzi Gôngora.

Em pelo menos quatro escolas - Darcy Ribeiro, João Jorge Sabino, Eládio Arroyo Martins e Wilson Romano Calil - os pombos se tornaram um problema. Na escola Darcy Ribeiro, por exemplo, nem as redes colocadas entre o telhado e o forro foram suficientes para impedir as aves. As redes estão repletas de fezes de pombos. “Tem bastante, principalmente na quadra”, afirmou um funcionário da Prefeitura, que terá sua identidade preservada pelo Diário.

 

Arte - Pombo - 06052016 Clique na imagem para ampliar

Limpeza

A Prefeitura vai contratar a empresa Monte Azul Engenharia Ambiental Ltda. para “prestação de serviços com fornecimento de materiais, para instalação de controle de pragas contra pombos”. A contratação foi publicada no Diário Oficial de Rio Preto na sexta-feira, dia 29, e a empresa tem 30 dias para realizar o serviço.

Procurados, os diretores das escolas afirmaram não poder falar sobre o assunto, porque não estão autorizados pela assessoria de imprensa da Prefeitura. A assessoria de imprensa informou que “se trata de um processo contínuo de limpeza e desinfecção dos ambientes escolares, sujeitos à ação de pombos conforme solicitação da unidade escolar”.

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso