Diário da Região

06/05/2016 - 00h00min

VAMOS OLHAR O CÉU?

Após 6 meses, Observatório volta a funcionar no Centro de Ciências

VAMOS OLHAR O CÉU?

Reprodução Acontecimento no céu: o planeta Mercúrio vai cruzar a frente do Sol, o que só pode ser visto com telescópio
Acontecimento no céu: o planeta Mercúrio vai cruzar a frente do Sol, o que só pode ser visto com telescópio

Crianças e adultos de Rio Preto e região poderão ver de novo telescopicamente o céu, estrelas, planetas e a lua. Foi reaberto nesta quinta-feira, dia 5, o Observatório, instalado no Ciecc (Centro Integrado de Educação, Ciência e Cultura). No local, segundo o médico e astrônomo Nelson Falsarella, ficam seis telescópios de menor alcance e um de grande alcance e qualidade visual elevada.

O fim do convênio entre a Prefeitura e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Rio Preto (Faperp), em outubro do ano passado, fez com que as atividades do Centro Integrado de Ciência e Cultura (Cicc), do qual o Observatório faz parte, fossem encerradas e 40 funcionários desligados. A notícia da reabertura do Observatório é recebida com entusiasmo pelos admiradores da astronomia. É que é um local de lazer e contemplação para adultos e de conhecimento e aprendizado para as crianças. 

“A astronomia é uma ciência multidisciplinar que envolve matemática, física, geografia, história, biologia e química, despertando, de uma forma totalmente diferente, o interesse das crianças pelo aprendizado dessas matérias”, diz Falsarella. Foi ele o idealizador do Cicc, em 1986. “Nós ativamos em 1999 de forma provisória e eu e outros professores ficamos lá até 2007, quando a Faperp assumiu”, conta. O professor de geografia Wagner Luiz Macedo Soeiro, fundador do Clube de Astronomia de Rio Preto (Carp), também recebeu a notícia de forma positiva.

 

Telescópio - 06052016 Telescópio do Observatório de Rio Preto

“É muito importante. Com a reabertura do Ciecc e o retorno do funcionamento do Observatório, Rio Preto volta a ser um centro de referência em astronomia”, diz. “Soube que foi contratado um astrônomo para conduzir as atividades e isso é ainda melhor. O público poderá adquirir mais conhecimentos”, diz. As visitas serão às quintas-feiras, com exceção dos feriados, das 20h às 22h. Dependendo das condições climáticas, será possível ver planetas, estrelas e a lua. Toda a observação terá a orientação do professor e astrônomo João Eduardo Rameh. 

O visitante acaba fazendo ciência

O Complexo Integrado de Educação, Ciência e Cultura (Ciecc) Prof. Dr. Aziz Nacib Ab’Saber é formado pelo Centro Integrado de Ciência e Cultura (Cicc), Centro para o Desenvolvimento de Potencial e Talento (Cedet) e Centro Integrado de Formação Continuada de Educadores (Cefor).

Nele, o visitante é convidado a fazer ciência. Monitores e aparelhos são usados para produzir conhecimento numa interação com o público. Espaços temáticos colocam o visitante frente a frente com os princípios físicos, químicos, biológicos e matemáticos que regem a vida, além de haver manifestações artístico-culturais de diferentes partes do mundo.

Serviço

Observatório do Ciecc

  • Visitação – Às quintas-feiras das 20h às 22h, com exceção dos feriados
  • Local - avenida João Batista Vetorazzo, 500 – Distrito Industrial.
  • Agendamento - 3232-9426

Trânsito de Mercúrio

  • Local – Campus da Unesp de Rio Preto (último campo de futebol). Rua Cristóvão Colombo, 2265 - Jardim Nazareth, 
  • Data – Segunda-feira, dia 9.
  • Horário - Das 8h às 15h

Segunda terá Trânsito de Mercúrio

Na próxima segunda-feira, dia 9, um fenômeno ganha o céu do universo: Mercúrio vai cruzar a frente do Sol. É um acontecimento raro, mas que só poderá ser visto com uso de telescópio. “É como se fosse um eclipse, mas é Mercúrio. Há 40 anos, atuo como astrônomo e só vi esse fenômeno acontecer em 2003”, diz Nelson Falsarella.

Ele está organizando, junto com o Gamat - que é o grupo de astronomia da Unesp -, a observação do Trânsito de Mercúrio no campus da universidade. “Vamos montar telescópios para ver como é e mostrar para crianças de uma escola municipal de Rio Preto”, conta. Qualquer pessoa pode participar. Basta ir até o último campo de futebol, à direita do campus, que o grupo estará à disposição dos visitantes para que possam ver o fenômeno pelos telescópios e obter informações.

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso