Diário da Região

26/08/2015 - 00h00min

FUTUROS MÉDICOS

Alunos da Famerp obtêm 85% de aprovação no exame do Cremesp

FUTUROS MÉDICOS

Carlos Chimba Exame do Cremesp avaliou 63 recém-formados da Famerp
Exame do Cremesp avaliou 63 recém-formados da Famerp

Mais da metade dos formandos em medicina no Estado de São Paulo foi reprovada no exame do Conselho Regional de Medicina (Cremesp) de 2014. Dos 2.891 egressos de escolas médicas paulistas que passaram pela prova, 55% não conseguiram atingir o porcentual mínimo de acertos, que é de 60%. A Famerp ficou entre as primeiras do Estado, com índice superior a 85% de aprovação. A mais bem colocada, que não teve o nome divulgado, teve 87,3% de aprovação.

“O exame do Cremesp é excelente e faz com que os alunos saiam preparados para desempenhar suas funções. O exame também mostra que a faculdade está no caminho certo, mas que sempre é tempo de se atualizar e preparar ainda melhor o corpo docente”, disse o diretor da faculdade de Rio Preto, Dulcimar de Souza.

Estado

O índice médio de reprovação no exame do Cremesp é levemente inferior ao do exame de 2013, quando 59% dos candidatos foram reprovados, mas ainda é considerado preocupante pelo conselho.

As áreas de conhecimento com o maior número de erros foram clínica médica, ciências básicas e pediatria. De acordo com o relatório das provas, 67% dos recém-formados erraram ao responder sobre como avaliar risco operatório e qual exame deve ser feito antes da cirurgia, em uma senhora de 46 anos com pedra na vesícula, sintomática, diabética, hipertensiva, com histórico de angina a esforços moderados, por exemplo.

Pela legislação brasileira, para conseguir o registro do órgão, basta que o recém-formado participe do exame, independentemente do seu desempenho. Das 30 escolas médicas existentes no Estado, 20 não atingiram a pontuação mínima, a maioria privada. Das dez faculdades que tiveram desempenho aceitável, sete são públicas. O Cremesp não divulga o resultado por escola. A próxima prova será realizada no dia 18 de outubro.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso