Diário da Região

26/01/2016 - 00h00min

É ‘SOL’ QUE NÃO ACABA

Artista desconhecido sinaliza buracos das ruas de Rio Preto

É ‘SOL’ QUE NÃO ACABA

Guilherme Baffi Motociclista passa por buracos sinalizados na avenida Antônio T. Lima
Motociclista passa por buracos sinalizados na avenida Antônio T. Lima

Cansados de tantos solavancos, prejuízos e de reclamar sem ser ouvidos, moradores de Rio Preto decidiram extravasar por conta própria, sinalizando os buracos da cidade. As marcações foram feitas em diversos bairros, em pontos diferentes da cidade, tanto na zona norte, como em áreas mais nobres, como as proximidades da Represa Municipal.

Provavelmente para chamar a atenção das autoridades (e da população), os buracos foram sinalizados de maneira divertida, com desenhos ao redor deles - na maioria um sol -, mostrando a localização.

Com tamanhos e formas variadas, a sinalização alternativa chamou a atenção de motoristas e pedestres que passaram pelos locais.

 

buracospintados_sol2 Buraco sinalizado na rua Maria Santíssima

“Achei uma iniciativa muito interessante. É uma maneira bem-humorada de cobrar das autoridades as providências necessárias. Quem sabe assim o prefeito vê o que está acontecendo com a cidade e tapa os buracos”, diz o autônomo Wiliam Souza Lima, 28 anos, que passava por um dos buracos marcados, na rua Maria Santíssima, próximo à Represa.

Lima diz que a cidade inteira está esburacada, com ruas impossíveis de transitar. “Você desvia de um e logo cai em outro, ainda maior. Tá muito perigoso”, disse ele, que aprova a sinalização alternativa.

Na avenida Cenobelino de Barros Serra, os sinalizadores de buracos trabalharam muito durante o fim de semana. O local - onde estão instaladas distribuidoras de combustíveis - está repleto de crateras e, com o fluxo intenso de caminhões no local, a tendência é de que os buracos aumentem ainda mais.

 

buracos pintados_sol3 Outro buraco pintado na rua São Jerônimo, na Vila Ideal, em Rio Preto

Outro lado

A Prefeitura de Rio Preto não se manifestou com relação à sinalização alternativa. Em nota, a assessoria de imprensa das Secretarias de Serviços Gerais e de Trânsito informou apenas que as pastas estão trabalhando ininterruptamente para que o problema seja resolvido.

“Equipes das secretarias de Trânsito, Transportes e Segurança e de Serviços Gerais estão nas ruas realizando o serviço de tapa-buracos, que seguirá de forma gradativa. O objetivo é resolver o problema por toda cidade o mais breve possível”, disse a nota, sem informar o valor a ser investido, prazos e o número de equipes que estão nas ruas.

 

Guarda promete avaliar o caso


Em Analândia, na região de São Carlos, a Prefeitura instaurou um precesso administrativo contra um morador da cidade, flagrado fazendo as sinalizações nos buracos da cidade. O morador pode ser multado por dano ao patrimônio público.
 
Em Rio Preto, o secretário de Trânsito, que também é diretor da Guarda Municipal, coronel João Roque, preferiu não atender a reportagem. Ele disse que estava em uma reunião e que não teria tempo para falar sobre o assunto com o jornal. 

A reportagem entrou em contato com a diretora operacional da Guarda, Cinira Martins, e ela disse desconhecer o assunto e as providências que podem ser tomadas. "Sinceramente, ainda não vi os desenhos e também não sei o que pode ser feito. Vou me informar e depois respondo", prometeu ela.


Colaborou: Agência Estado

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso