Diário da Região

22/03/2016 - 00h00min

ASSINE AQUI

Ampliação de UBS é nossa primeira bandeira

ASSINE AQUI

Sergio Isso UBS do Eldorado enfrenta problemas estruturais, como falta de espaço, infiltração e mobiliário quebrado
UBS do Eldorado enfrenta problemas estruturais, como falta de espaço, infiltração e mobiliário quebrado

É comum ver as pessoas usando a internet para protestar, mostrar sua indignação ou se unir por uma causa. Mas uma simples postagem no Facebook ou no Twitter pode não ter poder para provocar grandes mudanças fora das telas. É por isso que existem os sites de petições online, nos quais as pessoas podem criar abaixo-assinados, alcançando de dezenas a milhões de assinaturas, que posteriormente são entregues às autoridades responsáveis.

Um desses sites é o Change.org, uma plataforma aberta para criação de petições online. Atualmente, este é o maior site do gênero, com 100 milhões de usuários em 196 países e mais de 142 milhões de assinaturas em diversas causas. No Brasil, o sistema de petições online fez a diferença na vida do Pietro, de 6 anos. O garoto, de Sorocaba, sofre de uma síndrome rara, que afeta todos os músculos do corpo, mas ele queria ir para a escola e só precisava de um laudo médico para isso. O pai criou uma petição on-line e conseguiu 56 mil assinaturas, que pressionaram os médicos a deixar o menino estudar.

Plínio Carmo, de Brasília, também alcançou seu objetivo com uma petição on-line. Ele saiu da Bahia rumo a Brasília, onde passou a estudar e trabalhar. Prestou o Enem e conseguiu uma vaga no curso de gestão pública no Instituto Federal, mas sua vida se desestruturou e ele passou a morar na rua. Depois que conseguiu um emprego e um lugar para morar, encontrou o comunicado do Instituto para a realização da matrícula, mas o prazo já tinha esgotado. Com 855 apoiadores em sua petição online, Plínio conseguiu convencer o Instituto Federal a deixá-lo estudar e hoje está matriculado no curso que tanto queria.

Abraçando uma causa

Acompanhando essa tendência de engajamento em questões sociais por meio da internet, o Diário da Região passa a abraçar causas de Rio Preto e região a partir desta terça-feira, 22. A primeira petição é para que a Prefeitura de Rio Preto amplie e reforme a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Eldorado, inaugurada em 1985 e que hoje enfrenta problemas estruturais, como falta de espaço, infiltração, mobiliário quebrado, maca improvisada com mesa, entre outros.

O texto da petição foi escrito pelo repórter Allan de Abreu e está disponível no site Change.org no qual qualquer pessoa pode assinar o abaixo-assinado, que será entregue à Prefeitura de Rio Preto, à Secretaria Municipal de Saúde, ao Ministério da Saúde e aos deputados da região.

Para apoiar esta causa, clique aqui.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso