Diário da Região

11/09/2016 - 00h00min

Objetos Histórico

Museu mostra a participação de Rio Preto na Revolução de 1932

Objetos Histórico

Johnny Torres Visão geral do museu, que fica no CPI-5
Visão geral do museu, que fica no CPI-5

O prédio do Comando de Policiamento do Interior (CPI-5) de Rio Preto guarda a parte rio-pretense na Revolução Constitucionalista de 1932. No hall principal do espaço está instalado o museu Tenente Antônio dos Santos Galante, com objetos utilizados na batalha por moradores da cidade. O nome do local é uma homenagem a um piracicabano nascido em 1904 e que se mudou para Cedral em 1925. Ele participou das revoluções de 1924, 1930 e 1932.

Andar pelo espaço é fazer uma viagem imaginária pela participação de combatentes de Rio Preto na batalha dos paulistas contra o governo de Getúlio Vargas. Cerca de mil rio-pretense lutaram na Revolução e parte do que foi utilizado por eles pode ser visto no museu. Estão expostas cerca de 300 peças, entre armas, capacetes, documentos, encartes, recortes de jornais e fotografias da época. Um dos destaques é um fuzil Mosquetão 7,62 milímetros de fabricação belga. A arma foi utilizada pelo coronel rio-pretense José Ribeiro de Godoy durante a Revolução.

“Em 1930, o Brasil trocava algodão e café por armamento vindo da Bélgica. Não tínhamos dinheiro e eles, que haviam acabado de sair de uma guerra, não tinham esses produtos. Por isso naquela época tinha muito armamento belga no Brasil”, afirmou o advogado Giovanni Spirandelli, idealizador do museu. Spirandelli foi quem teve a iniciativa de retirar todo o acervo que estava dentro de um depósito da polícia e fazer o museu. Ele ainda doou itens de sua coleção particular e conseguir doações de outros colecionadores.

Entre os objetos doados por rio-pretenses está um bibico que foi utilizado pelo tenente Antônio dos Santos Galante. O visitante ainda pode conferir um morteiro idêntico ao que matou o general Julio Marcondes Salgado em uma explosão acidental. Uma pá e uma picareta utilizada na abertura de trincheiras também fazem parte do acervo. Uma aliança de prata faz com que o público relembre a campanha do ouro, quando a população doava objetos de ouro para financiar a Revolução e em troca ganhava uma aliança de prata.

No museu está exposta uma marmiteira utilizada por um dos rio-pretenses, granadas, broches, cintos e uniforme, entre outros itens. O museu funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O telefone para o agendamento de visitas é o 3231-7771. No caso de visitas de grupo de alunos, eles recebem uma aula sobre a Revolução Constitucionalista de 1932 antes de conhecerem os objetos. “Foi a maneira que encontramos de fazer com que os estudantes conheçam, saibam o que aconteceu. Quando eles olham os objetos já sabem para que foram usados”, explicou o advogado.

Revolução de 32

  • Nome – Museu Constitucionalista Tenente Antônio dos Santos Galante
  • Endereço – Avenida dos Estudantes, 1.980, Boa Vista
  • Cidade – Rio Preto
  • Atrações - Armas e objetos usados durante a Revolução de 1932, documentos históricos e uma réplica de fardamento
  • Por que conhecer? - É a chance de saber mais detalhes de uma das passagens mais marcantes da história do Estado de São Paulo e também do Brasil
  • História – O museu foi inaugurado em maio de 2013 para homenagear a memória dos combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932. Tem mais de 400 itens
  • Preço - De graça
  • Quando – Segunda a sexta, das 9h às 18h
  • Telefone - (17) 3231-7771

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso