Diário da Região

22/07/2016 - 00h00min

INTELIGENTE E IMPLACÁVEL

Sozinho, radar fixo é responsável por 20% das multas em Rio Preto

INTELIGENTE E IMPLACÁVEL

Johnny Torres Radar inteligente em frente à Famerp flagra motoristas que avançam o sinal vermelho e que excedem os 40km/h. (Foto: Johnny Torres)
Radar inteligente em frente à Famerp flagra motoristas que avançam o sinal vermelho e que excedem os 40km/h. (Foto: Johnny Torres)

Um único radar de Rio Preto é responsável por 20% de todas as multas de excesso de velocidade e avanço de semáforo aplicados por aparelhos fixos neste ano. Só por excesso de velocidade, o aparelho inteligente localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima, em frente à Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), multa três motoristas a cada duas horas.

Foram 8.973 infratores no ano, em um local onde a velocidade permitida é de 40km/h. A quantidade de multas por excesso de velocidade aplicadas por esse “campeão de multas” representa um quarto de todas as infrações deste tipo. O aparelho também foi o quinto que mais fotografou avanços ao sinal vermelho. Foram 729 flagrantes este ano.

A alta quantidade de multas fez o radar da Brigadeiro Faria Lima superar o equipamento do viaduto Antenore Caffagni, na avenida Murchid Homsi. O ex-líder em infrações soma 8.845 no ano, o que significa que os dois juntos respondem pela metade das multas por excesso de velocidade aplicadas por radares fixos em Rio Preto.

Todos os dados são da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de Rio Preto, entre janeiro e 14 de julho deste ano. Neste período, foram aplicadas pelos radares fixos 49.339 multas - 37.072 delas por excesso de velocidade e 12.267 por avanço ao semáforo vermelho. Outros 6.319 motoristas foram flagrados pelos radares móveis por trafegar acima da velocidade permitida.

A representante comercial Beatriz Alves de Souza, 24 anos, foi uma das flagradas. Na tarde do último dia 5, ela passou a 54 km/h no viaduto Antenore Caffagni, onde o permitido são 40 km/h. “Não sabia que tinha radar ali e sinceramente é um absurdo. 40km/h é demais, né. Com certeza é pra tirar mais dinheiro da população”, afirmou.

Nos últimos dois meses, Rio Preto ganhou cinco novos radares, quatro deles com limite de velocidade de 40km/h, tipo de radar que aplica 84% das multas por excesso de velocidade.

Com isso, a cidade passou a ter 34 aparelhos fixos que fiscalizam infrações no trânsito. O campeão em multas do primeiro semestre não está entre os novos radares. Esse equipamento funciona desde agosto do ano passado.

Para o secretário de Trânsito e Transportes de Rio Preto, João Roque, os motoristas estão desatentos. “O excesso de velocidade é o que mais multa. Distração, costume de andar acima da velocidade e não prestar atenção na sinalização são os motivos”, afirmou.

radar 22072016 Clique na imagem para ampliar

Campeão em avanço de sinal é da Represa

O radar de semáforo que funciona no cruzamento da avenida Lino José de Seixas com a alameda das Orquídeas, em frente à Represa Municipal, segue na liderança entre os que mais aplicam multas por avanço ao sinal vermelho. O aparelho, que historicamente é o que mais flagra esse tipo de infração, multou 3.598 motoristas neste ano, entre janeiro e 14 de julho.

Na vice-liderança está o equipamento da avenida José Munia, no cruzamento com a marginal Arthur Nonato, com 1.531 multas. Em terceiro aparece o radar da avenida Domingos Falavina com a rua Américo Avelar, com 1.184 multas.

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, foram aplicadas em Rio Preto, no mesmo período, 12.267 multas por avanço ao sinal vermelho. 

Poucas multas

Na lista dos que menos multam avanço ao sinal, com exceção dos cinco recém-instalados, está o equipamento da avenida Philadelpho Manoel Gouvea Netto, no cruzamento com a rua Primeiro Mestre. 

Mesmo sendo a avenida de maior movimento na cidade, apenas 54 motoristas avançaram o semáforo no local, uma média de nove por mês.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso