Diário da Região

04/07/2016 - 10h37min

ipê rosa

Veja galeria de fotos enviadas por leitores

ipê rosa

Junto com o frio dos últimos dias, chegou também a florada dos ipês rosa. As flores costumam embelezar a cidade já durante os meses de junho e julho e a queda da temperatura influencia diretamente no desabrochar das flores. 


Geralmente, os ipês rosa e branco brotam na mesma épopca. Em setembro, os amarelos.  Mas neste ano, o rosa surgiu primeiro.
Para florescer, eles precisam de pelo menos um dia com pico de frio, com temperaturas em 10 ou 12 graus e, simultaneamente, estarem em período de queda de folhas.


O pico de frio do início do mês de junho foi suficiente apenas para que os ipês rosas florescessem. Nada impede, no entanto, que as flores brotem novamente. Isso acontece porque muitas flores não brotam ao mesmo tempo. Assim, com novo pico de frio, elas aparecem. Em rápido passeio por Rio Preto, facilmente se encontra alguns exemplares da árvore. Alguns dos locais são a avenida Bady Bassitt, dos Estudantes, Otávio Luiz de Marchi, na Cidade das Crianças e no Centro Integrado de Ciências e Cultura (Cicc).
Os diversos tons de rosa observados pela cidade são explicados por dois motivos. O primeiro é a espécie. Dependendo da origem da árvore pode ser mais clara ou escura. O segundo fator é o nível de acidez do solo.

Colorido ajuda na sobrevivência
O que parece artifício para embelezar a cidade, na verdade é uma estratégia de sobrevivência. Os ipês florescessem para chamar a atenção de polinizadores e, assim, produzirem mais frutos e mais sementes, e consequentemente perpetuar a espécie.
Os ipês são árvores caducas, que perdem as folhas. Quando isso acontece, investem na florada. O grande número de flores é para garantir que muitas delas sejam polinizadas por pássaros e, principalmente, insetos.

Confira imagens enviadas por leitores

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso