Diário da Região

22/10/2016 - 00h00min

IGREJA

Núncio apostólico instala Diocese de Votuporanga

IGREJA

Divulgação Dom Moacir chega de carreata à sua nova diocese, acompanhado do núncio dom Giovanni Aniello, de Brasília
Dom Moacir chega de carreata à sua nova diocese, acompanhado do núncio dom Giovanni Aniello, de Brasília

Hoje, dia de grande festa católica em Votuporanga. Os sinos da Catedral Nossa Senhora Aparecida vão tocar cinco minutos seguidos como manda a tradição do Vaticano, anunciando o nascimento da diocese. A cidade tem seu desejo realizado desde que o pedido de criação foi protocolado no dia 24 de agosto de 2010, pelo então bispo, Dom Paulo Mendes Peixoto, na Nunciatura Apostólica, em Brasília.

Quem vem instalar o novo episcopado é o núncio apostólico dom Giovanni Aniello, embaixador do papa Francisco no Brasil. E quem assume a titularidade da diocese é o bispo Moacir Aparecido de Freitas, ex-pároco em São Carlos. Trinta bispos são esperados, entre eles o cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, ex-bispo de Rio Preto, e o arcebispo de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva.

A cerimônia foi trabalhada durante meses para bem receber o novo pastor. “Desde que foi protocolado o pedido, em 2010, estamos na expectativa. Estamos vivendo um momento especial, com muita emoção e esperança. É uma experiência muito forte. Vai ser muito bom para as paróquias da região, já estão todos se movimentando. Muito trabalho, mas uma alegria especial,” disse padre Gilmar Margotto, pároco da Catedral.

Neste sábado, 22, o núncio dom Giovanni chega a Rio Preto pela manhã com acolhida no bispado por Dom Tomé Ferreira da Silva. Será servido um almoço. Por volta de 15 horas, o núncio chega a Tanabi, a primeira cidade da região a compor o novo território diocesano. Lá ele será recebido por autoridades civis e religiosas na paróquia Imaculada Conceição.

 

Arte - Nova Diocese - 22102016 clique na imagem para ampliar

De lá, sai uma carreata levando o núncio, o arcebispo de Ribeirão e os bispos Tomé e Moacir rumo a Votuporanga, com batedores da polícia, padres e fieis, seguindo pela rodovia Euclides da Cunha. A chegada está prevista para as 15h45 na Catedral Nossa Senhora Aparecida, na praça da matriz, com missa solene a partir das 16 horas. Estão sendo esperadas 3 mil pessoas.

Na entrada da igreja, o pároco Gilmar entrega uma cruz ao núncio e água benta, e aí então ele entra aspergindo o público com a água benta. Em seguida, um momento diante do sacrário, em adoração ao Santíssimo Sacramento. Só então começa a missa solene que deve durar duas horas e meia, incluindo a leitura da bula papal de criação assinada pelo papa Francisco e em seguida, a posse.

Um coral formado por vozes de todas as paróquias da nova diocese vai animar a celebração. Telões serão instalados na praça da matriz e na concha acústica. Neste domingo, Dom Moacir celebra sua primeira missa de bispo, na Catedral, às 10h.

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso