Diário da Região

18/10/2016 - 00h00min

VACINA

Meninos de 12 e 13 anos serão imunizados contra o HPV

VACINA

Mara Sousa Fabíola, mãe de Gabriel (camisa branca) e Rafael, garante que levará o mais velho para ser vacinado
Fabíola, mãe de Gabriel (camisa branca) e Rafael, garante que levará o mais velho para ser vacinado

Meninos de 12 e 13 anos serão imunizados a partir de janeiro do ano que vem contra o papilomavírus humano, o HPV. O anúncio foi feito neste mês pelo Ministério da Saúde, e a vacina será incluída no Calendário Nacional de Vacinação do SUS. O objetivo é proteger contra o câncer de pênis, garganta e ânus, doenças diretamente relacionadas ao HPV.

No Estado de São Paulo, serão 700,2 mil meninos imunizados. O Painel de Monitoramento 2016 da Secretaria da Saúde aponta que no ano passado Rio Preto tinha 24,5 mil meninos com idade entre 5 e 14 anos – 12,9 mil entre 10 e 14 anos. A estimativa do Ministério da Saúde é que até 2020 a imunização seja disponibilizada para garotos entre 9 e 13 anos – como já acontece hoje para as meninas. A faixa etária será expandida ano a ano em ordem decrescente.

A auxiliar administrativa Fabíola Priscila Gonçalves Barreto, 29 anos, garante que levará o filho Gabriel, 12 anos, para ser imunizado. “Se já existe comprovação que diminui os riscos da doença e que tem essa iniciativa para os meninos vacinarem é ótimo, fundamental. Meu filho vai tomar com certeza”, diz. Os meninos deverão tomar duas doses com seis meses de intervalo entre elas.

A vacina protegerá os jovens contra quatro subtipos do vírus. “A vacina usada na rede pública de saúde é quadrivalente, ou seja, tem quatro diferentes tipos de HPV; os sorotipos 16 e 18 são responsáveis por mais de 70% dos casos de câncer de útero e os sorotipos 6 e 11 estão relacionados com a ocorrência de verrugas genitais”, explica Michela Dias Barcelos, gerente de imunização da Secretaria de Saúde de Rio Preto. “A vacinação dos meninos poderá contribuir para a proteção das meninas, já que vacinados não transmitirão o HPV nas relações sexuais.”

 

Arte -HPV - 18102016 clique na imagem para ampliar

A gerente aponta que em mais de 95% dos casos o câncer de colo de útero, que matou 11 mulheres no ano passado em Rio Preto segundo o Painel de Monitoramento 2016, está relacionado com infecção por HPV. No Brasil, são 5 mil mortes por ano. O HPV causa ainda câncer de vagina, vulva e orofaringe. Também serão imunizados crianças e jovens de 9 a 26 anos que têm Aids e HIV. O esquema vacinal é de três doses (com intervalo de dois e seis meses entre a primeira, segunda e terceira) e é necessário apresentar prescrição médica.

Contato

A forma de contágio do HPV é o contato direto com pele ou mucosa infectada; a principal é por meio de relação sexual, por isso além da imunização é importante o uso de preservativo. “Sai muito mais barato evitar doenças, prevenir mortes do que tratar todas elas. Assim acabamos com a poliomielite, com a varíola, erradicamos o sarampo e a rubéola nas Américas. 

Principalmente em um sistema de saúde em que a gente tem falta de recursos, falta de leitos, é muito importante poder disponibilizá-los para outros cânceres, outras doenças”, diz Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) A imunização contra o HPV também está disponível na rede particular de Rio Preto, a partir de R$ 340 a dose.

Polêmica

Desde 2013, pais relatam reação das filhas após tomar a vacina contra HPV. O Ministério da Saúde rebateu as críticas, dizendo que a vacina é segura. De acordo com a ginecologista e professora da Famerp Lúcia Buchalla Bacarelli, a vacina é segura.

“Não causa efeitos colaterais graves, mas os de qualquer vacina: vermelhidão, febrícula, dor de cabeça. É altamente segura”, afirma. Nas mulheres, a quadrivalente previne até 70% contra câncer de colo de útero e 90% contra as verrugas.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso