Diário da Região

30/09/2017 - 17h33min

APAGÕES

Chuva deixa 2 mil casas sem energia elétrica

APAGÕES

A chuva da tarde deste sábado, 30, deixou 2.108 casas sem energia elétrica no bairro Costa do Sol, em Rio Preto. Desde a tarde de sexta-feira, dia 29, quando voltou a chover em Rio Preto, moradores contaram pelo menos cinco interrupções de fornecimento de energia, com duração média de 40 minutos.

O contador Luiz Carlos Miguel, de 59 anos, diz que os apagões têm causado transtornos em sua casa, que vão desde a interupção da internet até a escuridão e perda de alimentos. "Minha filha perdeu o leite que dá para criança. Neste vai e volta da energia elétrica, não há geladeira que aguente funcionando direito", reclama o morador.

Outro morador afetado pelos apagões é o representante comercial Saulo Marinho, de 61 anos, que também sofreu transtornos com a falta de energia para ligar eletrodomésticos. "A gente paga a conta de luz direito e o que a gente pede é apenas a correta prestação do serviço. Não pode ter estas variações de energia elétrica", comenta o representante comercial.

Por meio de nota, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) informou que os apagões de energia elétrica ocorreram apenas no bairro Costa do Sol e regiões vizinhas devido aos ventos fortes que antecederam as chuvas. A companhia afirmou também que a rede elétrica não foi afetada.

A concessionária garante que as equipes de plantão estão em serviço para acabar com a sequência de apagões naquela região da cidade.

Cuidados

O engenheiro elétrico Daniel Cursi Júnio alerta aos consumidores sobre o risco de danos as eletrodomésticos com as oscilações de fornecimento de energia elétrica. "Essa variação pode causar danos aos equipamentos, que são afetadas pelo vai e vem da energia elétrica, que nunca vem na mesma voltagem ideal para o funcionamento. Um pique de energia pode queimar um televisor, uma geladeira e até uma máquina de lavar", explica

Cursi Júnior recomenda desligar preventivamente os equipamentos até a estabilização do fornecimento. Para garantir, basta observar as lâmpadas da casa.

Em caso de dano a algum equipamento, o consumidor deve comunicar a CPFL e levantar três orçamentos de conserto para que a concessionária faça o ressarcimento.

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