Diário da Região

09/07/2017 - 00h00min

Tempo Seco

Frio abre portas para doenças contagiosas

Tempo Seco

Milena Grigoleti Durvalina Maria dos Santos, pensionista de 74 anos, não tomou a vacina contra a gripe por, segundo ela, passar mal
Durvalina Maria dos Santos, pensionista de 74 anos, não tomou a vacina contra a gripe por, segundo ela, passar mal

Basta o termômetro baixar e o clima ficar mais seco para as doenças contagiosas típicas do inverno começarem a aparecer com mais frequência. Nesta sexta-feira, 7, Rio Preto registrou umidade relativa do ar de 39%, quando o ideal para a saúde é que esteja acima de 60%. Resfriado, gripe, meningites virais e conjuntivite estão mais presentes nessa época porque os ambientes ficam mais fechados, portanto o ar circula menos. A lavagem das mãos também é diminuída.

Somente entre junho e setembro de 2016, foram internadas na região 150 pessoas em decorrência de gripe ou meningite. Os dados são do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus). Já a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto aponta que o número de casos de conjuntivite saltou de 210 em maio para 440 em junho deste ano.

As doenças são transmitidas pelo ar, através de partículas de saliva, e também pelo contato com objetos contaminados. Maçanetas, óculos, canetas, toalhas, copos e talheres podem servir como meio. O contágio também pode acontecer pelo contato com as secreções do doente, como gotas de saliva. De acordo com o infectologista Francisco Inaldo Mendes da Silva Júnior, a principal medida contra a infecção é lavagem das mãos com água e sabão ou higienização com álcool em gel.

 

Arte - Frio 2 - 09072017 clique na imagem para ampliar

Durvalina Maria dos Santos, pensionista de 74 anos, sabe bem o que é a gripe do inverno, mesmo mantendo a casa bem ventilada. "É só esfriar que começa. Tosse e o nariz fica escorrendo, corpo ruim. Fiz a inalação e tomei soro", conta ela, que diz que não toma a vacina porque passa mal. A dona de casa Maria de Fátima Silva Santos, 62 anos, e Nilson Carlos dos Santos, professor de 59, passaram por um resfriado há poucos dias. 

"Pegou meio geral, fomos no médico, até ele estava gripado", brinca o docente. Maria está sempre lavando as mãos, mas ainda assim passou por uma temporada de espirros. A casa tem que ficar fechada, pois ela mora na última do bairro, e faz muito frio. Uma das medidas eficazes para evitar a gripe forte é a vacina, disponível para toda a população de Rio Preto até o término dos estoques. De acordo com balanço da Secretaria Municipal da Saúde de Rio Preto, 79,57% do público-alvo se vacinou até esta quarta-feira, 5.

O objetivo era imunizar 90% das crianças de até cinco anos, gestantes, puérperas, idosos e trabalhadores da saúde, considerados os grupos de risco por ter maior risco de desenvolver complicações da doença e por ter muito contato com o público. A alimentação equilibrada é uma aliada tanto na prevenção quanto na recuperação de uma doença. "Não tem nenhuma medida específica que deva ser adotada, tomar vitamina C, multivitamínico. Uma alimentação saudável é o suficiente", garante Francisco.

Doenças

Há diferenças entre resfriado e gripe, embora possam ser causados pelo mesmo vírus. O resfriado não atinge o pulmão, afetando garganta, nariz, causando coriza, congestão nasal, dor de garganta, tosse seca e espirros. A gripe afeta o pulmão, causa mais tosse, e, além dos outros sintomas, dá febre, dor no corpo e na cabeça.

A meningite viral é menos grave que a bacteriana e às vezes nem é percebida. "Às vezes uma dorzinha de cabeça, um dia que ficou mais amuado", diz o médico. Os sintomas são febre baixa, dor de cabeça e dor e rigidez na nuca. Já a conjuntivite deixa os olhos irritados, secos, com coceira, irritado e com secreção. Os sinais de alerta para essas doenças são falta de ar, febre alta ou perceber que os sintomas não estão melhorando.

 

Arte - Frio 1 - 09072017 clique na imagem para ampliar

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso