Diário da Região

29/07/2017 - 00h00min

SAÚDE

Tratamento contra hepatite C vai ser unificado

SAÚDE

Reprodução Pacientes vão receber combinado de três medicamentos
Pacientes vão receber combinado de três medicamentos

A partir do segundo semestre de 2018, todos os pacientes diagnosticados com hepatite C serão tratados com sofosbuvir, daclatasvir ou simeprevir. O combinado apresenta uma taxa de cura da doença de 90%, mas até então era utilizado somente em casos em que o comprometimento do fígado está alto, com fibrose 3 e 4. A combinação dos remédios inibe a replicação do vírus, conseguindo eliminá-lo do corpo. Na maioria dos casos, o tratamento dura 12 semanas. O paciente toma um comprimido de cada substância por dia.

A meta do Ministério da Saúde é zerar a fila para o medicamento entre os pacientes mais graves ainda em 2017. Os com fibrose dois serão atendidos no primeiro semestre do próximo ano e os demais, ainda que o órgão não tenha sido danificado, a partir do segundo semestre de 2018. O anúncio foi feito nesta semana pela pasta. No ano passado, foram diagnosticados em Rio Preto 123 pacientes com hepatite C. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, há 24 pessoas no total em tratamento com o composto de três medicamentos, que chegou em 2015 ao Brasil. Outros 26 estão em procedimento para tomada do remédio. A hepatologista Rita de Cássia Martins Alves da Silva considera positiva a expansão do composto para todas as pessoas. “É um tratamento caro. Vai evitar a progressão da doença, câncer, transplante, cirrose.” Antes, as pessoas sem comprometimento grave do fígado recebiam um remédio que causava mais efeitos colaterais.

A hepatite C é transmitida por contato sexual, transfusão de sangue, compartilhamento de material cortante como agulha, lâmina de barbear e alicates de unha. A principal forma de prevenção é o uso de preservativo e não compartilhar os objetos, além de garantir que consultórios odontológicos e estúdios de tatuagens e piercings realizem a esterilização.

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso