Diário da Região

22/06/2017 - 00h00min

DIVERSÃO E PREVENÇÃO

‘Aulão’ alerta sobre risco de afogamentos

DIVERSÃO E PREVENÇÃO

Johnny Torres Crianças durante aula de natação: elas são os principais alvos da campanha
Crianças durante aula de natação: elas são os principais alvos da campanha

Para alertar os riscos de afogamento, Rio Preto recebe nesta quinta-feira, 22, às 14h, a chamada “maior aula de natação do mundo”. No mesmo dia, escolas de natação de 20 países espalhados pelo mundo promovem uma aula gratuita e a aberta ao público. O evento chamado “The World’s Largest Swimming”, na tradução “Maiores aulas de natação do mundo” quer chamar a atenção para os riscos de afogamento e mostrar que aulas de natação podem salvar vidas.

Em Rio Preto, a escola de esportes Aquática vai abrir suas piscinas à população. A aula vai durar cerca de 40 minutos. Por uma questão de organização, a escola pede para que os interessados façam inscrição com antecedência pelo telefone 3227-1490 - mas também será possível se inscrever na hora do evento. Professores da escola vão ensinar princípios básicos da natação. A aula é voltada para pessoas de todas as idades, porém o alvo principal são crianças e adolescentes, já essa é a faixa etária na qual ocorre maior número de afogamentos.

“É um evento americano, cujo objetivo é diminuir o número de afogamentos. O que mais nos preocupa é que a maior quantidade de mortes por afogamento é de crianças e adolescentes entre 4 e 14 anos de idade. São as crianças que saíram daquela fase na qual o pai toma muito cuidado”, diz Hélio Rollemberg Trefiglio, diretor da Aquática. De acordo com o ele, não existe limite de participantes. 

“Faremos o ensino da natação de forma mais recreativa, com movimento de braçada e pernada sentado e deitado. Os alunos são separados por idade, os mais velhos na parte mais funda (da piscina) e os mais novos na parte mais rasa. Primeiro, faremos um aquecimento com orientação dos professores”, afirmou Trefiglio. Essa é a oitava edição do evento e a sétima vez que acontece no Brasil. Em Rio Preto, no ano passado, 174 pessoas participaram. 

No Brasil, foram 3.743 participantes em 51 cidades diferentes com participação de 73 pessoas por aula. No mundo todo foram mais de 40 mil participantes, em 641 escolas, clubes e parques aquáticos de 24 países. A expectativa é de que 45 mil pessoas participem neste ano nos 20 países. No Brasil, a expectativa é reunir 4 mil pessoas. “A pessoa não vai sair de uma aula dessa sabendo tudo de natação, mas o importante é que estará mais consciente sobre os riscos e o que fazer pela sua segurança”, diz o educador Walter Luiz Helena, que desenvolveu até uma lista com os “dez mandamentos” da natação segura.

Em Rio Preto e região ocorreram 27 mortes por afogamento no ano passado e 12 neste ano, segundo dados do Corpo de Bombeiros. No Brasil, em média, 17 pessoas morrem afogados diariamente de acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa). No mundo, são 40 afogamentos por hora, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os “dez mandamentos” da natação segura

  1. Aprenda a nadar - É a melhor coisa que se pode fazer para ter segurança dentro e em torno da água. Isso inclui adultos e crianças.
  2. Nunca deixe crianças sozinhas - Se seu filho está na água, você também deve estar.
  3. Nunca nade sozinho ou em locais sem vigilância - Ensine seus filhos a nadarem sempre acompanhados.
  4. Use colete salva vidas - Se você é nadador com pouca habilidade, use o colete. Não há nada do que se envergonhar.
  5. Procure guarda vidas - É sempre mais seguro nadar em área vigiada por guarda vidas
  6. Sufocamento - Pra evitar sufocamento, nunca mascar chiclete ou comer durante atividades aquáticas.
  7. Evite boias de braço - As boias não foram projetadas para ser um dispositivo de flutuação pessoal. Prefira o colete salva vidas
  8. Observe o tempo - Pare de nadar em lugar externos ao primeiro sinal de chuva
  9. Não corra riscos - Não se arrisque por superestimar suas habilidades de natação
  10. Natação é vida - A natação é um dos grandes prazeres da vida. Ela oferece muita saúde e benefícios físicos e uma grande oportunidade de estar em família e amigos. Mas observe sempre a segurança de seus filhos e sua própria segurança.

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso