Diário da Região

22/06/2017 - 12h08min

Palestina

Duplo Céu ganha estação de tratamento de esgoto

Palestina

A Empresa de Saneamento de Palestina (Esap) inaugurou na quarta-feira, 21, a Estação de Tratamento de Esgoto de Duplo Céu, passando de 83 para 95% a coleta, afastamento e tratamento de esgoto do município. Participaram da cerimônia de inauguração secretários, vereadores, imprensa, colaboradores da Esap, prefeito, vice-prefeito e moradores de Duplo Céu.

A construção da estação vai beneficiar 2 mil moradores do distrito que conviviam com esgoto a céu aberto, além de contribuir para despoluir o rio e abrir possibilidade para a exploração de turismo na região. A estação está em fase de pré-operação e tem capacidade para tratar 5 litros de esgoto por segundo.

Segundo a gerente operacional da Esap, Mirian Sampaio, a nova estação utiliza tratamento por via biológica com remoção terciária e eficiência de remoção de matéria orgânica superior a 90%. O rio no qual o esgoto tratado é lançado tem baixa vazão e, por isso, exige uma tecnologia com maior remoção de matéria orgânica. "É uma das mais modernas tecnologias de tratamento de esgoto", afirma.  

Para o diretor da Esap, Eduardo Caldeira, os serviços de saneamento básico são considerados essenciais, e é a partir deles que ocorre a promoção das condições mínimas de desenvolvimento social e econômico. "Ter saneamento básico de qualidade significa ter um dos mais importantes meios de prevenção de doenças e proporciona para a cidade um cenário propício para receber novos investimentos, novos empreendimentos", explica.

Durante a inauguração, o prefeito de Palestina Fernando Luis Semedo, afirmou que esta é uma das principais obras para o desenvolvimento do município nos últimos anos. Para o vereador Antonio Mendes, morador de Duplo Céu há 61 anos, a chegada desta Estação trará muito desenvolvimento para o distrito.

O secretário de Saúde de Palestina,  Fábio Nunes Cortez, destacou o quanto é importante para os moradores de Duplo Céu poderem contar com um saneamento básico de qualidade depois de conviver décadas com esgoto a céu aberto. "Saneamento é sinônimo de saúde", disse.

Flavio de Sousa Santos, que também é vereador e morador do distrito, considera que a estação é uma grande conquista para os moradores da cidade. 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso