Diário da Região

15/06/2017 - 00h00min

DE 11 A 14 ANOS

Saúde amplia vacinação contra o HPV para meninos

DE 11 A 14 ANOS

Guilherme Baffi Josiane vai levar os filhos Gabriel e Maria Júlia para tomar vacina
Josiane vai levar os filhos Gabriel e Maria Júlia para tomar vacina

O público-alvo da vacina contra o HPV foi ampliado. Agora, meninos de 11 a 14 anos serão imunizados - desde janeiro, garotos com 12 e 13 anos já podiam receber as doses pela rede pública. A vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) é a quadrivalente, ou seja, protege contra quatro subtipos do vírus, que está relacionado a lesões pré-cancerosas e cânceres de orofaringe, pênis e ânus nos homens e tumores de colo de útero e vagina nas mulheres. Meninas de 9 a 14 anos também têm direito à vacina.

O esquema nas crianças e adolescentes é composto por duas doses com intervalo de seis meses entre elas. Os irmãos Gabriel, 11 anos, e Maria Júlia, 9 anos, ainda não foram ao postinho, mas a mãe Josiane de Cássia da Costa Martins, diretora de escola de 41 anos, garante que levará os dois. “Independente de ser essa ou qualquer outra vacina, se existe a possibilidade da gente prevenir uma doença tão séria, por que não aplicar?”, considera ela que mantém em dia as imunizações das crianças.

De acordo com o Painel de Monitoramento de 2016 da SMS, Rio Preto tem 12,9 mil meninos entre 10 e 14 anos. “Até o momento 2.697 meninos (de 12 e 13 anos) receberam a primeira dose do esquema. A avaliação da cobertura de segunda dose (esquemas completos) ainda não é possível porque somente a partir desse mês, junho, começamos a fazer a segunda dose dos meninos que tomaram a vacina em janeiro”, explica Michela Dias Barcelos, gerente dos setor de imunização da SMS de Rio Preto.

O HPV, papiloma vírus humano, é uma doença transmitida pelo contágio com pele ou mucosa infectada. A principal forma de contágio é por meio de relação sexual, por isso além da imunização é essencial o uso de preservativo. Os sintomas são coceira, câncer cervical, verruga ou verruga genital. Há tratamento contra a doença.

 

Arte - HPV - 15062017 Clique na imagem para ampliar

Cobertura em meninas

Segundo Michela, cerca de 75% das meninas entre 12 e 14 anos completaram o esquema de duas doses, previsto no Programa Nacional de Imunizações. “Nas meninas de 9 a 11 anos temos observado uma menor cobertura ocasionada por meninas que ainda não iniciaram o esquema ou que estão com a segunda dose em atraso”, diz.

No geral, entre as meninas de 9 a 14 anos, a cobertura para a primeira e segunda dose é de 78% e 54%, respectivamente. “Demonstrando que temos muitas meninas em atraso vacinal”, aponta Michela. “Estamos programando ações de vacinação em escolas para o segundo semestre com o objetivo de ampliar a cobertura.”

Outros públicos

Além de crianças e adolescentes, devem tomar a vacina contra o HPV pessoas com idade entre 9 e 26 anos que vivem com HIV ou AIDS. Segundo Michela, entre as mulheres, as primeiras desse público a serem imunizadas, a procura foi pequena entre 2015 e 2016 - foram distribuídas 16 doses na rede pública.

Em 2017, a campanha foi ampliada aos homens, e também para transplantados e quem faz tratamento contra o câncer na faixa etária de 9 a 26 anos. “Entre janeiro e maio de 2017 iniciamos o esquema de vacinação contra o HPV em 41 pessoas portadoras do HIV/AIDS, sendo que 37 delas são do sexo masculino”, enumera Michela.

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso