Diário da Região

23/05/2017 - 00h00min

CONTRA A GRIPE

Pais resistem a levar filhos para tomar vacina

CONTRA A GRIPE

Johnny Torres 22/5/2017 Juliana Tonholi, 35 anos, e o filho Vitor, 3 anos: menino já está protegido contra a gripe
Juliana Tonholi, 35 anos, e o filho Vitor, 3 anos: menino já está protegido contra a gripe

A campanha de vacinação contra a gripe termina na próxima sexta-feira, dia 26, e apenas 35,49% das 22.345 crianças de Rio Preto com idade entre seis meses a cinco anos foram imunizadas. Os números de atualização feita na última quinta-feira, dia 18. A meta é que 90% dos pequenos recebam a dose.

O pediatra e pneumologista João Batista Salomão comenta que de maio a agosto acontece a chamada estação dos vírus respiratórios, e um deles é o influenza. “Não tem epidemia hoje, mas amanhã a gente não sabe, o vírus está aí.” Segundo o médico, a gripe causar complicações como pneumonias, crise de bronquite, bronquiolite e pode servir de gatilho para desenvolvimento de asma.

A vacinação é o único jeito de prevenir contra doenças graves. É o que alerta o pediatra Jorge Haddad. “É muito importante que os pais levem ainda nesse final as crianças para serem vacinadas. Não tem contraindicação, a não ser alergia grave a ovo”, alerta.

As crianças estão mais sujeitas às complicações da gripe, daí a importância da vacina. “O sistema imunológico, a imunidade deles atinge nível bom a partir de cinco anos, até cinco anos são grupo de risco”, explica Haddad.

vacinação Clique na imagem para ampliar

Márcia Cristina Euzebio, dona de casa de 33 anos, levou o filho Pedro Leonardo, de um ano, para se vacinar na tarde desta segunda-feira, dia 22. “Como assisto pouca TV não sabia que tinha que trazer”, afirma ela, que está grávida e também se imunizou.

Vitor, 3 anos, também já está protegido. “Tomou semana passada. Só não tomou antes porque estava com febre, tomando antibiótico para garganta inflamada”, diz a mãe Juliana Tonholi, vendedora de 35 anos. Segundo ela, o filho nunca teve gripe forte. “A gente consegue se defender melhor de uma gripe, a criança não.”

Outros públicos

No total, a campanha de vacinação imunizou 75.403 pessoas em Rio Preto, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde. Entre os públicos com meta, a cobertura está em 57,5%.

Devem tomar a vacina crianças, gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores da saúde, professores, portadores de doenças crônicas e comorbidades, população encarcerada, indígenas, funcionários do sistema prisional, policiais civis e militares, bombeiros e quem atua da Defesa Civil, Correios, Poupatempo, Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral do Estado e Defensoria Pública.

A vacina da gripe é trivalente e protege contra os vírus Influenza A, Influenza B e H1N1, a gripe suína. Quem se imunizou em 2016 ou em campanhas anteriores deve receber a dose em 2017, pois ela é atualizada e a proteção não dura mais que um ano.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso