Diário da Região

04/03/2017 - 00h00min

Anjo da Guarda

Crianças botam a mão na terra para plantar e colher verduras

Anjo da Guarda

Mara Sousa A partir da esquerda, Geovana, Yan, Rafael e  Rafaela em canteiro da horta: verdura colhida é servida na associação
A partir da esquerda, Geovana, Yan, Rafael e Rafaela em canteiro da horta: verdura colhida é servida na associação

Os pés e as mãos aparecem sujos no fim da atividade, mas a alegria por estar em contato com alimentos produzidos por eles mesmos e com a terra fresca é maior do que qualquer sujeira. Toda semana alguns alunos da Associação Anjo da Guarda cuidam, regam e colhem verduras e legumes da horta da instituição, que oferece atividades educativas e de recreação a crianças de famílias em situações de dificuldade.

Cuidar da horta faz parte do projeto Planeta Azul, em que se procura mostrar os cuidados que as crianças devem ter com o meio ambiente, a preservação da água e a conservação da natureza. “Eles plantam o que vão comer aqui na associação, dando uma força na produção das verduras e também comendo alimentos saudáveis”, explicou a coordenadora pedagógica Márcia Denise.

As crianças adoram a atividade e aproveitam para se divertir. “Gosto da horta porque mexe no barro e também não gastamos no mercado, pois podemos pegar daqui e levar para casa”, comemora Rafaela Andrade, de 6 anos. Na horta da Anjo da Guarda são plantados alface, rúcula, cenoura, cebolinha, salsinha e coentro, e o irmão de Rafaela, Rafael, de 9 anos, diz que comer verduras é importante para a saúde.

“Além de mexer com a terra, podemos comer a verdura que plantamos, e ela é boa porque dá força para fazermos as atividades diárias”, afirmou o menino Rafael. Estar em contato e relacionar-se com a natureza é entender melhor o mundo em que vivemos, e, acima de tudo, preservar e a cuidar do nosso hábitat, para que nunca falte alimentos saudáveis, água potável e ar puro para respirarmos.

(Colaborou Victor Stok)

Como fazer uma horta em sua casa

Materiais:

  • Terra orgânica
  • Adubo
  • Mudas ou sementes
  • Regador
  • Pedras
  • Recipientes, como vasos ou garrafas pet

Como fazer

  • Coloque uma cama fina de pedras ou argila no fundo do recipiente. Se você confeccionou o seu próprio vaso, não se esqueça de fazer furinhos para deixar que a água escoe. Depois disso, deposite a terra junto com o adubo ocupando 2/3 do vaso. Coloque as mudas ou plante as sementinhas e complete com terra. O indicado é que as plantas fiquem em um local que bate sol, como varandas e lavanderias. Depois, cuide periodicamente de sua horta. 

Fonte: site Mil Dicas de Mãe.

 

Leitura Bacana

 

Livro - O Casamento de Emília - 04032017

O Casamento de Emília

  • Autor: Monteiro Lobato
  • Editora: Brasiliense

É muito importante que as crianças conheçam esse grande autor brasileiro e suas personagens que fizeram parte da infância e do imaginário popular. As histórias de Monteiro Lobato mexem com a imaginação e são repletas de personagens folclóricos, como a Cuca, o Saci, o Boitatá etc. O livro conta a história do rápido noivado de Emília com o Marquês de Rabicó, que durou uma semana. Na festa de casamento, Rabicó apronta com a boneca e eles vivem várias aventuras.

 

Minha dica é...

 

Luana Molina Gomes - 04032017

 

Dorme, menino, dorme

A minha dica é a leitura do livro “Dorme, menino, dorme”. É muito legal e conta a história de uma criança que não consegue dormir. Depois de várias tentativas, ele consegue chegar ao mundo dos sonhos. Gostei bastante da leitura porque tem muitos desenhos e o texto tem rimas.

Luana Molina Gomes, 9 anos

 

 

 

Agendinha

  • Brinquedos de mão - A oficina Riopreto Shopping Kids, que acontece todo sábado das 14h às 18h, ensina neste fim de semana as crianças a fazerem brinquedinhos de mão com E.V.A., em que elas próprias montam seus brinquedos.
  • Teatro - O Shopping Iguatemi apresenta a peça A Floresta Encantada, neste domingo, às 16h. A linda floresta encantada é um lugar calmo e mágico, protegido pela fada Flora, que conta com a ajuda de um jovem. Essa tranquilidade é quebrada pelo aparecimento de um terrível vilão.
  • Cinema gratuito - O Sesc Rio Preto apresenta neste domingo, às 15h, o filme Asterix e o Domínio dos Deuses, com legendas. No filme, o imperador romano Júlio César sempre quis derrotar os irredutíveis gauleses e muda de estratégia. A exibição é gratuita e as entradas devem ser retiradas com uma hora de antecedência.

 

Vamos dar risada

Conversa de Anjo

Dois anjos conversando no céu sobre o clima. Rafael, então, pergunta:
-Como será o tempo amanhã, Gabriel?
-Acabo de ouvir na rádio que vai ficar o dia todo nublado.
Rafael, aliviado, diz: -Que bom! Assim a gente vai ter lugar pra sentar!

O Novo Relógio

O filho encontra a mãe e diz, empolgado:
- Mãe, comprei um relógio!
- Que marca? - pergunta a mãe.
- As horas.
- Ahaha, engraçadinho.
Comprei um cinto! - retruca.
- Que marca?
- As costas.

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso