Diário da Região

23/02/2017 - 00h00min

Retiro

Enquanto uns pulam Carnaval, essa turma busca outro tipo de ‘folia’

Retiro

Johnny Torres Fábio, Maria Eduarda, Silvia, Manuela, Davi, Júnior e Gustavo vão para um retiro católico durante o Carnaval
Fábio, Maria Eduarda, Silvia, Manuela, Davi, Júnior e Gustavo vão para um retiro católico durante o Carnaval

Enquanto para muita gente Carnaval é sinônimo de festa, folia, música alta e aquela aura profana no ar, há também quem prefere aproveitar o período de reinado de Momo para descansar ou alimentar a espiritualidade. Na contramão da folia, os retiros se espalham por toda a região e são organizados por grupos de diferentes religiões, de católicos a evangélico. Tem também os refúgios sem vinculação religiosa, dedicados a quem simplesmente prefere curtir a calmaria longe da folia.

Entre os católicos, são pelo menos nove comunidades que vão proporcionar momentos de reflexão e oração longe das tradicionais festividades. Atividades como adoração, celebração da Santa Missa, momentos de louvor e oração, pregações e shows com ministérios católicos estão na programação. Em Rio Preto, há duas opções: o retiro no Carnaval Comunidade Mar a Dentro, que espera reunir 90 pessoas. O evento tem como tema "Bem-Aventurada és tu que creste'' e acontece entre sábado, dia 25, e terça-feira, dia 28. 

Os encontros são sempre durante o dia. Mas quem quiser participar e for de outra cidade, conta com a possibilidade de se alojar na casa de algum membro da comunidade. Com direito a alimentação todos os dias, o retiro custa R$ 150 por pessoa. "Queremos mostrar para as pessoas uma alegria que não passa na quarta-feira de cinzas. Muita gente sente uma enorme ressaca passadas as festividades. Neste evento, as pessoas podem experimentar algo novo, capaz de tornar as vidas ainda mais felizes. 

 

Arte - Retiro - 23022017 Clique na imagem para ampliar

Que do retiro, todos possam sair cheios de oração, de que a vida realmente vale a pena", afirmou o padre João Paulo Ferreira de Macedo, responsável pelo retiro. A vendedora Eleonora Santiago, 33 anos, conta que vê na folga do feriado prolongado a oportunidade de “renovar as energias, descansar e de quebra alimentar a fé'. Eu morava em Bauru e participava de retiro lá, me mudei há um ano para Poloni e meus amigos me convidaram para um retiro em José Bonifácio. Quem vai uma vez não fica sem.”

A mesma opinião divide a auxiliar de contabilidade Allana Reis, 29 anos. "É o quarto ano que participo e sempre convido um amigo para ir. É a fé que nos alimenta e nos dá mais energia. Começamos a quaresma renovadas", garantiu. Em Mirassol, a Associação Papa Francisco realiza quatro dias de evento e espera receber 60 jovens. O local oferece acomodação, mas é preciso levar colchões. Com o tema "Solidéu", esse é o primeiro retiro espiritual realizado pela associação.

O objetivo é oferecer opção aos jovens da cidade e da região. "A ideia do retiro é aproximar o fiel de Deus. Solidéu significa 'só Deus' e é essa experiência que focamos: que cada um tenha um encontro único com Deus, como Maria, de entrega e fé", disse o presidente da associação, Gustavo Zarfolim. O padre Silvio Roberto, da igreja Menino Jesus de Praga, irá participar do retiro em Votuporanga e do de Talhado. No primeiro falará sobre a bodas de ouro da renovação carismática no Brasil.

Em Talhado comandará a adoração ao Santíssimo. "O início da Quaresma é um momento de intimidade com Deus, de introspecção, de experiência no silêncio e adoração. Por outro lado, o retiro também proporciona momentos bem alegres em que as pessoas cantam, dançam com Deus.” Quem ainda não se programou e deseja passar os quatro dias de Carnaval longe da folia ainda pode escolher entre as nove opções oferecidas pela igreja católica. Confira ao lado.

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso