Diário da Região

13/01/2017 - 00h00min

Proteja-se!

Segurança no período de chuvas

Proteja-se!

Orlandeli NULL
NULL

O verão é motivo de grande preocupação para o Corpo de Bombeiros, pois é a época do ano em que se registram o crescimento dos acidentes em ambiente aquático. Visando manter-se preparado para o atendimento emergencial, o Corpo de Bombeiros desenvolve anualmente a Operação Chuvas Intensas, na qual direciona seus recursos para a prevenção de emergências e proteção das pessoas.

A fase preparatória dessa Operação conta com duas ações: a verificação de equipamentos e o treinamento de todo o efetivo da Unidade em ambiente aquático (cachoeiras de Pontes Gestal/SP) visando garantir a destreza necessária à realização segura de salvamentos em ambientes aquáticos.

Em Rio Preto, mantemos em ação o “Plano de Contingência” que engloba várias forças de segurança municipais visando garantir a segurança das pessoas nas chuvas torrenciais que caem no município. Participam desse Plano as Secretarias Municipais de Trânsito, Obras e Serviços, a Guarda Municipal e a Defesa Civil, além de outros órgãos como 17º Batalhão de Polícia Militar, 3º Batalhão de Polícia Rodoviária e as concessionárias de rodovias. Por meio desse Plano é feito um monitoramento em tempo real das chuvas na região, e dependendo da previsão são promovidas ações de interdição de avenidas para que as pessoas não adentrem locais de risco a alagamentos, procurando aguardar a diminuição do volume de água e seu escoamento seguro.

O Poder Público tem se mobilizado no sentido de resolver esses problemas: obras estão em andamento; o efetivo tem sido treinado e empregado de maneira consciente; planos de mobilização têm demonstrado eficiência na salvaguarda das pessoas. Porém é necessário aumentar a conscientização da população para que também faça sua parte: não descartar lixo em local inapropriado, evitando que esses dejetos venham a entupir bueiros; recuperar e preservar áreas verdes, garantindo permeabilidade para as águas; e principalmente não enfrentar o risco, evitando atitudes como atravessar a pé ou motorizado locais com fortes enxurradas, principalmente as avenidas formadas pelos grandes vales do município (Andaló, Bady Bassitt, Murchid Homsi e Philadelpho Manoel Gouvêa Netto).

Agindo assim, todos temos a ganhar: a Corporação, que continuará a se preparar, mas esperando não ter que agir; o poder público, que cumprirá sua função de promover bem-estar; e a população, que não estará exposta a riscos desnecessários.

 

Fale com o Comandante

cpi5p5@policiamilitar.sp.gov.br

Dúvidas, críticas, solicitações ou sugestões podem ser encaminhadas ao e-mail acima. Por meio de sua assessoria, o Comandante do Policiamento do Interior responderá nesta coluna ou diretamente ao leitor.

A coluna Proteja-se! é coordenada pelo setor de Relações Públicas do CPI-5 e publicada toda sexta-feira no Diário da Região.

 

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso