Economia

  • Terça-feira, 25 de Julho
  • Insista, persista e nunca desista
Economia

Matéria

Sexta-feira, 04.12.15 às 00:00 / Atualizado em 04.12.15 às 00:00

Pelo 3º ano, Rio Preto é a 2ª melhor cidade do Brasil

Beto Carlomagno
Mara Sousa Rio Preto - 04122015
Desempenho só não foi melhor por causa da queda em Emprego e Renda, que passou de alto desenvolvimento para moderado

Rio Preto é a segunda melhor cidade para se viver no Brasil pelo terceiro ano consecutivo, com uma novidade: é também a melhor do Estado, superando Louveira, que foi líder em São Paulo e a melhor nacional no ano passado. A informação é da edição 2015 do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) divulgado pelo Sistema Firjan ontem e que toma como base dados referentes ao ano de 2013. Na série histórica, iniciada em 2000, esta é a posição mais alta que Rio Preto já alcançou considerando todo o País.

O IFDM avalia as condições de Educação, Saúde, Emprego e Renda de todos os municípios brasileiros. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada cidade em quatro categorias: desenvolvimento baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1). Foram avaliados 5.517 municípios, que abrigam 99,8% da população. Rio Preto teve o IFDM de 0,9046 nesse ano, uma redução de 1,2% na comparação com o índice de 2014.

A cidade teve desenvolvimento alto em Educação (0,9747) e Saúde (0,9607), mas viu seu IFDM de Emprego e Renda cair, passando de 0,8187 em 2014 para 0,7786 nesse ano, resultado que colocou a cidade no campo de desenvolvimento moderado. No entanto, a queda registrada no indicador de emprego e renda não é uma exclusividade de Rio Preto. Diante do quadro de desaceleração do mercado de trabalho, 61% dos municípios do Estado de São Paulo apresentaram retração no IFDM Emprego e Renda, em relação à medição anterior. Só seis cidades têm desenvolvimento alto nesse quesito.

 

Arte - Cidades mais desenvolvidas - 04122015 Clique na imagem para ampliar

Segundo o especialista em Desenvolvimento Econômico do Sistema Firjan, Jonathas Goulart, apesar da queda, Rio Preto conseguiu ter um desempenho melhor que outras cidades em Emprego e Renda. “Temos também o fato de que Rio Preto conseguiu melhorar ainda mais sua nota em Educação, que já era bem alta, e permaneceu praticamente estável em saúde. Com isso, a cidade tem mais um ano de bom desempenho no ranking.”

Para o secretario de planejamento estratégico, ciência, tecnologia e inovação de Rio Preto, Milton Faria de Assis Júnior, assumir a primeira posição do Estado é algo importante e que traz uma grande responsabilidade para os próximos anos. “Justifico nossa posição ao fato de termos uma economia diversificada e a uma boa distribuição de renda, com uma classe média expandida. Além disso, temos um desenvolvimento social de qualidade, consequência do bom cenário econômico”, diz.

Região

Entre as cem cidades melhores colocadas no ranking nacional, nove são da região de Rio Preto. Votuporanga é a cidade melhor colocada, aparecendo na 7ª posição entre as melhores cidades do Brasil para se viver. As outras cidades são Mendonça (27ª), José Bonifácio (43ª), Bebedouro (48ª), Catanduva (64ª), Bragança Paulista (66ª), Olímpia (70ª), Santa Fé do Sul (74ª) e Potirendaba (93ª).

Estado

Ainda entre as cem cidades com melhor avaliação geral, 56 são paulistas.

 

 

 

>> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Comentários

Recomendadas

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Facilite seu acesso agregando uma
conta de rede social ao seu perfil
Sexo
Confirme seu cadastro

Para acessar nossos conteúdos especiais é necessario que você ative seu cadastro.

Acesse seu e-mail e clique no link que lhe enviamos. Caso não tenha recebebido, digite abaixo seu e-mail.