Teatro

  • Sábado, 23 de Setembro
  • Onde quer que vá, vá com o coração!
Teatro

Matéria

Sábado, 15.07.17 às 00:00 / Atualizado em 14.07.17 às 17:58

Com balanço positivo, FIT vai em busca de parceiros

Harlen Félix
Guilherme Baffi Espetáculo “Suassuna - O Auto do Reino do Sol” - 15072017
“Suassuna - O Auto do Reino do Sol”, na abertura do FIT, na Represa, deverá ficar marcado na memória do público

A imagem da plateia do auditório da Represa completamente tomada de pessoas na abertura do Festival Internacional de Teatro (FIT), no último dia 6, é a que melhor define a 17ª edição do evento, que termina neste sábado, 15. Apesar dos obstáculos e contratempos de uma crise política e econômica que assola o Brasil, a organização do FIT 2017, que voltou a contar com a parceria do Sesc São Paulo, mostrou que com a união de esforços é possível, sim, fazer um festival de qualidade, que provoque o público a refletir sobre as questões do seu tempo.

E os rio-pretenses responderam à altura, lotando as casas de espetáculos e gerando discussões em torno dos temas apresentados pelas montagens selecionadas. Uma das integrantes do Painel Crítico desta edição, a doutora em artes cênicas Daniele Avila Small, do Rio de Janeiro, destaca que o festival rio-pretense sempre foi uma referência importante no circuito nacional justamente por reunir espetáculos com elaboração de linguagem, que contribuem na evolução da estética do teatro contemporâneo.

“Essa é a imagem que sempre tive desse festival ao ouvir falar dele no Rio. E foi isso que constatei ao participar dessa edição como crítica. O FIT reuniu espetáculos que tocam em questões importantes para o mundo de hoje. E não só isso: são produções de alto teor crítico e com uma elaboração estética potente”, comenta Daniele, que comanda a Questão de Crítica, revista eletrônica de críticas e estudos teatrais.

Como exemplo dessa combinação entre crítica relevante e criatividade estética ela aponta o espetáculo PROJETO bRASIL, da companhia brasileira de teatro, de Curitiba. “O modo de falar sobre o assunto e as ligações estabelecidas com o espectador deixaram o público ainda mais ativo no acontecimento teatral, seja afetiva ou intelectualmente”, elogia.

Outro aspecto apontado por ela é a forma estimulante como muitas montagens que passaram pelo FIT 2017 abordaram suas temáticas. “Espetáculos como PROJETO bRASIL, Los Incontados e And So You See... abordaram as precariedades políticas de seus países sem aquela visão derrotista que é muito comum na sociedade. Mais que criticar, essas peças apontaram possibilidades de um futuro melhor. Refletir sobre mudanças possíveis é bem melhor do que apenas reclamar diante dos problemas”, diz.

 

Espetáculo PROJETO bRASIL - 15072017 PROJETO bRASIL, da companhia brasileira de teatro, é apontado pela crítica como um dos espetáculos que melhor dialogaram com a proposta do festival

Resistência

Para a jornalista, crítica de teatro, escritora e produtora Ivana Moura, do Recife (PE), a programação do FIT 2017 evidenciou o trabalho de grupos que pensam o seu tempo de forma muito generosa, longe da ideia louca de sucesso ou do apelo mercantilista da indústria cultural.

“O público foi provocado a todo momento a pensar sobre as questões do mundo contemporâneo, e isso é algo muito bom nessa luta permanente que o teatro estabelece diante de uma estrutura social opressora. É preciso continuar resistindo”, aponta ela, que também integrou o Painel Crítico desta edição do FIT.

Segundo Ivana, um festival como o FIT, realizado no Interior e com uma estrutura grandiosa, merece e precisa ser conhecido e respeitado. “Que esse e outros festivais de teatro pelo Brasil continuem crescendo, pois eles representam uma oportunidade única para o público atualizar seu olhar para a arte, ver e conhecer o que falam grupos de diferentes partes do mundo”, finaliza.

 

Comentários

Recomendadas

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Facilite seu acesso agregando uma
conta de rede social ao seu perfil
Sexo
Confirme seu cadastro

Para acessar nossos conteúdos especiais é necessario que você ative seu cadastro.

Acesse seu e-mail e clique no link que lhe enviamos. Caso não tenha recebebido, digite abaixo seu e-mail.